O estudo de grupos em situação de vulnerabilidade e o planejamento de ações interventivas específicas para promover melhorias em sua condição foram tema de evento promovido na última semana, pelo Comitê de Direitos Humanos e Paz da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) na UFJF-GV. Durante os dois dias de evento, foram discutidos quatro eixos de vulnerabilidade: maus tratos à criança, violência contra a mulher, assistência aos idosos em instituições de longa permanência e deficiência intelectual.

Segundo a secretária-geral do comitê local do IFMSA-Brazil, Isadora Moura, o objetivo do evento era criar um ambiente de discussão multidisciplinar, voltado para estudantes de Medicina, Direito, Serviço Social e Psicologia. “Um dos valores da IFMSA é a humanização. Buscamos discutir a situação do paciente em uma perspectiva ampliada”, explicou a estudante do 6º período de Medicina. Atualmente, 23 discentes do Departamento de Medicina da UFJF-GV fazem parte do comitê local.

No primeiro dia de evento, foram realizadas duas mesas-redondas. A primeira, com tema “Assistência a idosos em instituições de longa permanência”, contou com a participação da promotora de Justiça de GV, Marília Carvalho Bernardes, a enfermeira do Lar dos Velhinhos, Mônica da Silva Lima, e ainda Alessandra Pereira Coelho, Douglas Alexandre da Silva e Agda Cintia Lopes, profissionais da Associação Santa Luzia. A segunda mesa da sexta-feira, 8, foi denominada “Atenção educacional e em saúde a portadores de deficiência intelectual”, e formada pela médica psiquiatra Lorene Christino Bonfim, além das psicopedagogas Lucimária Alves e Natalie Alice Campos.

No sábado, o Simpósio contou com discussão sobre “Maus tratos e institucionalização da criança”. Participaram da mesa o pediatra e docente da UFJF-GV, Anderson de Almeida Rocha, a psicóloga do CREAS, Karine Andrade Novelli, a pedagoga Jemima Rodrigues e o defensor público Rodrigo Zouain da Silva. Na sequência, a mesa-redonda sobre Violência contra mulher contou com a psicóloga e docente da Universidade, Maria Gabriela Bicalho, a juíza da 2ª Vara Criminal, Solange de Borba Reimberg, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Tânia Maria Maia Storck, o defensor público Vinícius Braga Sobral, e ainda a Cabo Alessandra e o Sargento Sandro da Patrulha de Prevenção de Violência Doméstica.

A programação do evento contou ainda com o Workshop em defesa pessoal, promovido por Adeir dos Santos, faixa preta 1° Dan Krav Magá e instrutor internacional de Kapap Nível B.