(Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Workshop integra ações do projeto “Diálogos: Moda, Design e Arte”, desenvolvido no IAD (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Determinar o preço do seu produto pode ser uma questão complicada para artesãos e pequenos empresários. O conhecimento de todos os processos e dos custos de produção é fundamental para a elaboração de um valor justo, tendo em vista o mercado consumidor. Pensando nesta necessidade e em uma troca de experiência entre estudantes e profissionais atuantes na realidade local, o workshop “Custo de Produção: revendo paradigmas, fazendo cálculos” integra as ações previstas no projeto de Treinamento Profissional “Diálogos: Moda, Design e Arte”.

O workshop será oferecido nesta quinta, 7, a partir das 14h, no Auditório do Instituto de Artes e Design da UFJF, com a presença de Paula Campos, coordenadora dos Cursos de Design Gráfico e Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá, de Juiz de Fora, e proprietária da empresa Malhas Confortex. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail dialogosmodadesignarte@gmail.com ou pelo formulário https://bit.ly/2KNsSbr.

Serão abordadas noções dos custos envolvidos em uma produção, seja para pequeno empreendedor, artesão ou empresário. Também será debatida a importância da formação de preço como um aspecto para o sucesso de um empreendimento e explicados cálculos básicos que possam auxiliar a construção e a reflexão sobre os aspectos financeiros envolvidos.

Para Paula Campos, a formação do preço de custo fornece ao empresário uma visão se o seu negócio é de fato rentável, podendo administrá-lo de forma mais eficaz. “Podemos prever onde o empresário ganha o dinheiro e onde ele perde, julgando se vale a pena ou não manter o negócio.”

A questão mercadológica também será abordada no minicurso. “É relevante entender como o mercado impõe o preço e como conseguimos adequar o preço do nosso produto ao preço de mercado”, destaca a professora.

O projeto
Coordenado pelos professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Isabela Monken, do Instituto de Artes e Design (IAD), e Frederico Braida, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), o projeto tem como objetivo desenvolver eventos gratuitos e abertos ao público que possam ser complementares à formação dos alunos.

Segundo Isabela, a importância do domínio financeiro pelos pequenos produtores é que, com ele, pode-se minimizar gastos numa produção mais orientada. Além disso, há a possibilidade de serem ampliados os resultados obtidos. “O conhecimento dos aspectos financeiros contribui para a definição de metas executáveis e essas, quando alcançadas, propulsionam novos gestos inventivos”, explica.

Outras informações:
dialogosmodadesignarte@gmail.com