DSC_3532

Pesquisas envolveram discentes e professores do Departamento de Medicina da UFJF-GV. (Foto: Sheyla Conrado/UFJF-GV)

Discentes de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) representaram a Instituição no 4º Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas, realizado na Universidade Federal de Lavras, na última semana de maio. Yan Oliveira, Filipe Marçal, Luana Silveira e Daniel Cardoso apresentaram trabalhos produzidos a partir de pesquisas realizadas sob coordenação dos professores Thiago Vinícius Ávila, Pauline Borges e Alexandra Paiva Vieira.

“A participação da UFJF-GV em eventos científicos externos é muito importante na formação acadêmica do aluno, estimulando pensamento crítico e possibilitando uma divulgação de resultados de trabalhos de pesquisa e extensão”, comentou Alexandra. A professora destacou também a oportunidade que os discentes têm promover contato com outras instituições durante os eventos: “favorece a interação com outras instituições, outros pesquisadores e diversos trabalhos, ampliando seus conhecimentos científicos, criando oportunidades para estabelecer parcerias externas, o que estimula o desenvolvimento profissional do estudante e enriquece o grupo de trabalho”. 

Trabalhos premiados destacam qualidade do ensino oferecido
O trabalho “Mobilização social: estratégia inovadora no combate à dengue”, apresentado por Yan Oliveira, do 6º período de Medicina, foi premiado com o 3º lugar de 122 pôsteres participantes. “O material apresenta uma nova metodologia de combate à dengue, visando à criação de uma rede de mobilização social como metodologia alternativa às campanhas verticalizadas e pontuais que até então eram desenvolvidas na cidade de Governador Valadares”, explicou Yan, que considera também muito importante a participação nos eventos para a formação profissional do estudante.

O trabalho de Mobilização Social vem sendo desenvolvido como extensão em parceria com o Núcleo de Gestão Estratégica e Inovação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, representado pelo Sr. Rômulo Gusmão e pela Dra. Katiuscia Ramalho.

Também na ocasião, o estudante Daniel Cardoso, orientado pela professora Pauline Borges, e também participante do Simpósio da UFLA, recebeu menção honrosa pelo 3º lugar na categoria Comunicação Oral, com o trabalho “Correlação entre a expressão de Ectonucleotidases em ovos de Schistosoma mansoni, obtidos de indivíduos residentes em área endêmica, a imunomodulação e a presença de fibrose periportal”.

Durante o Simpósio, a discente do 7º período de Medicina, Luana Silveira, realizou apresentação oral sobre a “Relação entre a idade e a recuperação clínica na dengue clássica”. Filipe Marçal Pires, do 6º período, apresentou o pôster “Perfil de Manifestação da dengue clássica em indivíduos hipertensos”. Juntamente com Yan, Luana e Filipe participam do Núcleo de Estudos em Arboviroses (NEA), onde foram realizadas as pesquisas que resultaram em seus trabalhos.

“Acreditamos que cada conquista significa a concretização e reconhecimento de muito trabalho aliando pesquisa e extensão, que contribui no processo de formação de um profissional de saúde com pensamento científico, crítico e humanizado. Além disso, fortalece a UFJF-GV no município, através das importantes parcerias e real interação ensino-serviço-comunidade”, ressaltou a professora Alexandra.