Estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participam, neste sábado, 9, da 3ª Feira da UFJF-GV. O evento tem com objetivos promover atendimentos e ações preventivas e de educação à população valadarense. Serão oferecidos serviços como exames médicos e odontológicos, orientações nutricionais, assessoria contábil, orientação para elaboração de currículos e  aconselhamentos jurídicos.

A atividade será realizada entre 8h e 12h, na Praça dos Pioneiros, no centro de Governador Valadares. Todos os atendimentos serão gratuitos e voltados para a população adulta e idosa. O evento conta ainda com a participação do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares e apoio da Prefeitura da cidade.

A 3ª Feira da UFJF-GV tem como objetivo destacar atitudes coletivas e interdisciplinares em ações promocionais, preventivas, de tratamento e educação, sobre questões relacionadas à Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas, Segurança do Trabalho, Gestão Ambiental e Coleta Seletiva de Lixo.

Confira abaixo os serviços que serão oferecidos gratuitamente:
Departamento de Farmácia:
atividades de Educação em Saúde sobre descarte correto de medicamentos para promoção do uso racional e seguro; medidas de proteção da pele contra o envelhecimento provocado pela exposição ao sol; orientações sobre o Câncer de Pele e uso correto de fotoprotetores; orientações sobre o autoexame do câncer de pele com distribuição de folder e aplicação prática de protetor solar na quantidade e na forma corretas; distribuição de folder informativo e informações dadas oralmente.

Departamento de Medicina: ação de educação em saúde sobre direitos dos usuários da saúde; esclarecimento sobre os direitos dos usuários do SUS; distribuição e explicação de cartilha do Ministério da Saúde; ação de educação em saúde sobre combate às arbovirose, ataque de animais peçonhentos e doenças de transmissão vetorial; abordagem do tema, orientações à população também sobre infecções sexualmente transmissíveis.

Departamento de Educação Física: orientação postural; avaliação da força de preensão manual com o Hand Grip; avaliação do controle postural (equilíbrio) e orientação sobre quedas; avaliação do controle postural e posterior orientação, visando prevenção de quedas, especialmente para o público idoso; aulão de ginástica aeróbica/dança.

Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa – NEPI: medida da altura, peso e circunferência de cintura; medida da pressão arterial, glicemia casual; aplicação de questionário sobre a saúde.

Departamento de Odontologia: exame da mucosa bucal para detecção de lesões em boca, com finalidade de diagnóstico precoce do câncer de boca e lesões potencialmente malignas em boca; avaliação de necessidades odontológicas e encaminhamento a tratamento odontológico nas Clínicas Odontológicas da UFJF/GV; avaliação de saúde bucal de crianças; orientação de higiene bucal; divulgação do projeto de reabilitação após tratamento antineoplásico.

Departamento de Nutrição: ações educativas para a população sobre o Guia Alimentar para a população brasileira; orientação sobre a higienização adequada dos alimentos.

Departamento de Fisioterapia: orientações sobre artrite pós-chicungunya, orientações sobre os sintomas e tratamento das dores articulares pós chycungunya (projeto Fapochi/UFJF-GV).

Departamento de Direito (Núcleo de Prática Jurídica): orientação e aconselhamento jurídicos, visando atender a todos da comunidade que procurarem aconselhamento e orientação jurídicos, que serão realizados por meio de consultas individuais, pelos alunos/estagiários do Escritório Escola de Direito do NPJ, sob supervisão de docentes do Departamento.

Departamento de Administração: ação de orientação para elaboração de currículos à população que busca recolocação profissional. Sob orientação da professora responsável, a população será atendida pelos alunos membros da Trivallis, que através de modelos adequados a cada grupo ocupacional de interesse dos participantes, auxiliará na elaboração de currículos.

Departamento de Ciências Contábeis: assessoria contábil; malha-fina Imposto de Renda; como abrir uma empresa.

Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadares
– Ações em Segurança do Trabalho: ações de demonstração de princípios de Primeiros Socorros; ações de demonstração de Instrumental da Segurança do Trabalho e EPIs; apresentação das atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho.

– Ações em Gestão Ambiental: apresentar à população os principais métodos e parâmetros que são utilizados para determinar se uma água está adequada para o consumo humano; apresentação dos principais parâmetros físico-químicos da água; realização de análise da qualidade da água coletada em pontos de interesse na cidade de Governador Valadares; exposição de banner para conscientização do uso adequado e da proteção dos nossos cursos d’água;

– Ações em recuperação de áreas degradadas: apresentar os principais conceitos envolvidos nos processos de preservação/recuperação de áreas degradadas; apresentação das principais espécies de plantas utilizadas nesse processo explicando qual a função de cada uma; apresentação de modelo de horta vertical produzida a partir de materiais recicláveis.

– Ações em Coleta Seletiva e Compostagem a partir de resíduos sólidos domésticos: apresentação e divulgação da importância de fazer coleta seletiva do lixo doméstico; apresentação de sugestões para descarte de material.