conferencia históriaO Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGHIS/UFJF) convida Giovanni Levi para proferir no encontro: “História Global e Microhistória”. O evento faz parte do 3º Ciclo de Conferências, que acontece de 01 a 05 de junho, organizado pelo Laboratório de História Econômica e Social (LAHES). A palestra do pesquisador italiano será dia no dia 4, às 19h, no Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFJF), Anfiteatro I.

Durante a visita do professor, os integrantes do LAHES irão realizar reuniões de trabalho com pesquisadores e discentes do PPGHIS, com a presença da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Mônica Ribeiro de Oliveira, também membro do Laboratório. “O convite para a visita do pesquisador deu-se em virtude de sua qualificação técnica específica na aérea de História Moderna e Metodologia da História. Vale destacar que o professor Giovanni Levi é um dos fundadores da Microhistória italiana, corrente historiográfica mundialmente conhecida e prestigiada. Além disso, é professor titular de História Moderna, tendo lecionado nas Universidades de Turim, Viterbo e Veneza e em numerosas universidades estrangeiras, como França, Espanha, Argentina, México e Estados Unidos”, esclarece Mônica, uma das organizadoras do evento. A palestra será aberta ao público e não é necessário fazer inscrição.

Giovanni Levi

Levi trabalha em uma obra sobre a história do consumo na era moderna. Atualmente faz parte do corpo docente do Programa de Doutorado em História e Estudos Humaníticos: Europa, América, Artes e Línguas, da Universidade Pablo de Olavide de Sevilha e é membro do Conselho de Educação do Doutorado em História Social Européia: do Medievo à Idade Moderna, da Universidade de Ca’ Foscari (Veneza). Dirigiu a série Microstorie (Einaudi) e a revista “Quaderni storici”. Faz parte da equipe editorial das revistas: Revista de História Econômica, Zakhor, l’Espill, Enquete, Pasajes.

Colabora com a associação Mediterrâneo, Pesquisa e Treinamento e faz parte do conselho de diretores do Centro Interdepartamental para a Análise de Interações Dinâmicas entre Economia, Meio Ambiente e Sociedade (Ideas). “A herança imaterial”; “Centro e periferia de um estado absoluto” e “História dos Jovens”, editado em parceria com Jean-Claude Schmitt, estão entre suas obras mais conhecidas.