Encerramento ficou por conta do grupo Ingoma, que animou público com tambores mineiros (Foto: Victor Marcelino)

A primeira edição da temporada 2018 do Domingo no Campus aconteceu na manhã do dia 27, trazendo muitas novidades e um grande público à Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Diversas pessoas aproveitaram o bom tempo para brincar, ouvir música e aprender um pouco mais sobre artesanato e higiene bucal. A manhã começou animada, com muita diversão não só para as crianças, mas também para os adultos, com o resgate de brincadeiras de rua, ginástica, oficina de bordado e artesanato com materiais recicláveis.

Quem esteve presente desde cedo foi Rosiane de Souza, moradora do bairro São Pedro, mãe do pequeno João Paulo, “xodó” do Domingo no Campus. Ela acompanha o projeto desde sua criação, em 2001, ainda quando acontecia juntamente com o projeto Boa Vizinhança: “Eu fiquei muito feliz que o Domingo no Campus voltou. Toda vez que tem eu venho, convido todo mundo que conheço e divulgo nas minhas redes sociais, porque amo estar aqui. Além disso meus meninos brincam muito, aprendem muita coisa, e eu também, aproveito tudo que eu posso.”

Os presentes puderam ouvir ainda muita música, com o DJ Álvaro Capute; a Música Popular Nutritiva (MPN); contação de histórias; teatro; e por fim o Domingo no Campus encerrou-se com a apresentação do grupo Ingoma, que agitou o Campus da UFJF com músicas populares de um jeito totalmente diferente: com tambores mineiros e instrumentos lúdicos.

Troca que figurinhas do álbum da Copa foi uma das atrações (Foto: Victor Marcelino)

Novidade do Domingo no Campus, o projeto de Musicalização do Núcleo de Desenvolvimento Musical- Funga Alafaia chamou a atenção do público por sua proposta de criação de instrumentos aproveitando objetos recicláveis.

Marcos Augusto de Almeida, pai da Valentina, 5 anos, estudante e morador do São Pedro foi um dos que mais se empolgaram com o projeto: “Eu venho no Domingo no Campus sempre que dá, e costumo trazer minha filha também, pois tem muita coisa boa pra fazer, e assim saímos de casa no domingo. Mas quando cheguei aqui hoje, o Funga Alafaia me chamou a atenção, por fazerem instrumentos de maneira manual e nos apresentarem eles. Isso também motiva as crianças a aprenderem a tocar um instrumento, e a Valentina amou.”

Outra novidade foi o UFJF na Copa, que promoveu a troca de figurinhas da Copa do Mundo entre pessoas de toda idade, que além de terem seus álbuns mais completos, ainda puderam aproveitar as outras atividades do Domingo no Campus.

Manuel Rendón, professor da Faculdade de Engenharia da UFJF e morador do São Pedro, celebrou a oportunidade de se ter um evento na UFJF que promova a integração do espaço com a sociedade, e também a troca de figurinhas: “Eu acho muito importante eventos em que abrimos a UFJF para a sociedade. E o Domingo no Campus é bom para isso, mas também para o pessoal, pois aqui temos contato com várias atividades, o que é ótimo. Hoje eu gostei muito da troca de figurinhas, pois é uma oportunidade a mais das pessoas virem, conversarem e, de quebra, participarem das outras coisas ocorrem aqui.”

O Domingo no Campus é um projeto de extensão da UFJF, com recurso de emenda parlamentar da ex-reitora e atual Deputada Federal Margarida Salomão (PT-MG).