Marcelo Van Gasse avaliou a importância do árbitro de vídeo na Copa da Rússia, para a qual está escalado (Foto: Alexandre Dornelas)

O árbitro Marcelo Van Gasse está entre os 63 auxiliares escolhidos para participar da Copa do Mundo de 2018, que será a segunda da carreira do bandeirinha. Nesta quinta-feira, 24, Van Gasse falou sobre a sua experiência para os alunos do curso de arbitragem que está sendo ministrado na Faculdade de Educação Física (Faefid) desde maio.

“Mais do que falar de regras, eu vim falar da minha história. E eu comecei a minha carreira nessa sala, como vocês”, conta Van Gasse, que é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele ressalta que o caminho é muito difícil e aconselha que os alunos aproveitem as oportunidades que tem na Universidade para se aperfeiçoarem, além de acreditarem e investirem no sonho.

Experiência na Copa do Mundo 2014

Van Gasse participou de três partidas na edição de 2014 da Copa do Mundo. No jogo França e Honduras, pela primeira rodada do grupo E da Copa, o trio de arbitragem brasileiro que atuava no jogo – o árbitro principal Sandro Meira Ricci, e os auxiliares Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse – precisou utilizar, pela primeira vez na competição, a tecnologia da linha do gol para saber se a bola havia entrado ou não. Ele conta que esse foi o lance que mais o marcou na competição, pois era algo muito difícil de determinar e que, sem a utilização da tecnologia, poderiam ter tomado a decisão errada. O jogo mais difícil, no entanto, foi pelas oitavas de final: Argélia e Alemanha, no qual anulou um gol da seleção africana.

O trio brasileiro selecionado para a Copa de 2014 atuará junto novamente na Rússia em 2018 e, mais uma vez, poderá usar a tecnologia a seu favor na hora de tomar decisões, já que, pela primeira vez, o árbitro de vídeo (VAR) será utilizado na competição.

Utilização do árbitro de vídeo

Van Gasse acredita que o VAR é uma maneira de dar uma segunda chance para acertar nas decisões e cumprir com precisão o objetivo maior da arbitragem dentro de campo: legitimar o resultado.  O árbitro explica que o VAR não é uma novidade para quem trabalha com a Fifa, já que a temática é discutida há dois anos na instituição. Além dos testes que foram realizados em partidas, será realizado antes da Copa um seminário com 10 dias de duração que abordará especificamente o VAR.

Van Gasse garante que a paralisação do jogo para conferir as imagens prejudica menos o andamento da partida do que as reclamações dos jogadores, que podem demorar minutos. “A Fifa já fez uma pesquisa e concluiu que a paralisação para checar o VAR dura de 30 a 40 segundos”, relatou. Ele lembra, ainda, que em caso de permanência da dúvida, a decisão final é sempre do árbitro central.

A tendência, segundo o árbitro, é que com o VAR os jogadores fiquem mais responsáveis dentro de campo e não questionem as decisões. Van Gasse defende que o benefício da implantação do VAR é maior do que o custo financeiro e comemora a decisão de que, a partir das quartas de final, a tecnologia será utilizada na Copa do Brasil e na Libertadores da América.

No vídeo, Van Gasse conta a importância da utilização do árbitro de vídeo na Copa do Mundo:

Preparação para a Copa do Mundo

“A FIFA começou a escolher o quadro de arbitragem para essa Copa no dia que acabou a de 2014”, afirmou Van Gasse. Ele conta que o processo dura cerca de três ano e meio, nos quais a instituição promove escalações para trabalhar em torneios e monitora a preparação física e as atuações dos árbitros. Além disso, quatro seminários foram realizados pela Fifa com o objetivo de melhorar a formação do profissional.

Van Gasse destaca que é importante seguir apitando jogos para não perder o ritmo e treinar para manter a parte física em dia. Outro aspecto lembrado pelo bandeirinha é a necessidade de não esquecer do começo da carreira. “Não posso esquecer do meu primeiro degrau, porque o trabalho bem feito é resultado de todas as situações que eu vivi antes de chegar onde cheguei”, disse. O árbitro lembra que é essencial a estrutura familiar e destaca o papel central dos filhos e da esposa – Eliana Van Gasse – na sua carreira. “Essa Copa do Mundo também é dela”.

Outras informações: (32) 2102-3292 – (Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)