(Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Jorge Felz assume com vários desafios e propostas, entre elas a de transferir a editora, que hoje funciona no Mamm, para o campus-sede (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O professor da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jorge Felz, será o novo diretor da Editora UFJF. Ele assume a função a partir de junho. Felz foi diretor da Facom nos últimos quatro anos e acredita que a experiência pode ajudar no processo de reestruturação da editora, um instrumento de divulgação científica, responsável por revisar, diagramar, imprimir e comercializar produções acadêmicas da Universidade.

O professor destaca o bom trabalho realizado pelo ex-diretor Dmitri Cerboncini Fernandes, que começou a reconstruir o papel da editora e retomou a venda de livros, e diz que pretende imprimir o mesmo ritmo de trabalho que teve na Facom. “Dar continuidade naquilo que é eficiente e funciona e fazer os ajustes quando necessários”, afirma.

Desafios e propostas
“A ideia da Editora é funcionar como um grande canal de divulgação da produção acadêmica das pesquisas desenvolvidas dentro da UFJF”, garante o professor. Na nova gestão, Felz tentará estabelecer aproximação entre a editora e os institutos, mantendo diálogo com grupos de pesquisas e programas de pós-graduação, que são o principal público da editora. Além disso, o professor visa fornecer mais suporte às revistas científicas e investir nos e-books, para reduzir os custos e facilitar o processo de publicação.

Outra meta de Felz é transferir a Editora UFJF, que hoje está localizada no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), para dentro do campus da Universidade. “Assim ela fica mais perto de onde se produz ciência e a gente pode ter um contato maior com os autores e pesquisadores.”

O professor ressalta, ainda, que é essencial manter a venda de livros, retomada em abril. “Já temos um grande desafio que é lançar livros que estão em editais anteriores, e dar posse também ao novo conselho editorial que foi selecionado. Então já ha muito trabalho de imediato para darmos conta já neste mês de junho”, afirma.