Representantes do Governo francês e de entidades ligadas à promoção da língua francesa no Brasil e na França ministrarão palestra e uma série de oficinas na Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  A programação é aberta ao público e tem como objetivo promover trocas de experiências, aprendizados e informações relevantes para a difusão da língua.

Promovido pela Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais e coordenado pelo Colégio de Aplicação João XXIII e pela Faculdade de Letras, a II Caravana Linguística Cultural possui uma característica de extensão e envolve todos os níveis de aprendizado do idioma francês. Entre os convidados para a série de oficinas estão os professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Dirceu Magri e Antônio Codina;  da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Camila López e Zeina Abdulmassih Khoury; da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cristina Bustamante; e da Aliança Francesa, Andréia M. Azevedo.

Uma das coordenadores da caravana, a professora de língua francesa do João XXIII, Venise Vieira Mendes, ressalta que o evento visa a compartilhar práticas de sala de aula, promovendo maior interação com a língua, preparando os alunos para a vivência de experiências enriquecedoras.  “As oficinas da parte da tarde foram direcionadas ao público iniciante para abranger o sexto ano do ensino fundamental em diante. Para o ensino médio, reforçamos a importância da palestra organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que abordará a mobilidade acadêmica.” Ela destaca, ainda, que a intenção é mostrar aos alunos que o aprendizado do francês é contínuo, um processo que começa no colégio e que pode ser estendido para a universidade.

A programação inclui uma intervenção do Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França que realizará palestra e atendimentos presenciais com estudantes interessados em ingressar em universidades francesas. A ideia é tirar dúvidas sobre o procedimento de candidatura para o ensino superior francês, além de falar sobre custo de vida na França, oportunidades de bolsa de estudo e outros assuntos.

O evento conta, também, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex); da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); da Pró-Reitoria de Cultura (Procult); e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Confira a programação completa da II Caravana Linguística Cultural

Ensino de francês no João XXIII

O ensino do idioma francês é oferecido aos alunos do ensino fundamental II e ensino médio. Do sexto ao nono ano, a disciplina está presente na grande curricular de forma obrigatória, já no ensino médio os alunos podem escolher entre cursar francês ou espanhol, sendo obrigatório o ensino da língua inglesa. As aulas de francês trabalham conceitos relativos a oralidade,a leitura e a escrita, habilitando os alunos para a compreensão do idioma e para obter o Delf, diploma oficial concedido pelo Ministério Francês da Educação Nacional que proporciona o acesso dos alunos brasileiros a universidades francesas.

Outras informações: (32) 3229-7602/ 7603 (Colégio de Aplicação João XXIII-UFJF)

(32) 2102-3150 (Faculdade de Letras-UFJF)