A (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Ação acontece nesta sexta, 25, das 9h às 11h e das 16h às 18h, em parceria entre UFJF, Prefeitura e Polícia Rodoviária Federal (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Acontece nesta sexta-feira, 25, no anel viário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), uma campanha educativa de controle de velocidade. A ação parte da parceria entre Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e UFJF. A campanha ocorre em dois turnos e tem a proposta de conscientizar os motoristas em relação aos limites de velocidade. Na parte da manhã, a ação será realizada das 9h às 11h, e durante o período da tarde, das 16h às 18h.

De acordo com o gerente do Departamento de Fiscalização da Settra, Paulo Peron, a ação vai acontecer em locais estratégicos do campus com o posicionamento de, no mínimo, duas equipes formadas por agentes de trânsito da Settra e da PRF. “A campanha é integrada, então, uma das equipes vai ficar responsável por fazer a mediação da velocidade praticada pelos veículos que estiverem trafegando pelo anel viário. Através da comunicação via rádio, a segunda equipe será avisada acerca do veículo que ultrapassou o limite de velocidade para realizar a ação educativa”, explica.

Peron comenta que a realização desse tipo de campanha tem boa recepção da população e, principalmente, dos condutores. “A abordagem é muito bem recebida e facilmente disseminada entre os próprios motoristas, inclusive, se tiver crianças nos veículos, elas se tornam multiplicadores do conhecimento”. Ele ressalta que o excesso de velocidade ainda é uma das grandes preocupações, não só em Juiz de Fora mas em todas as cidades brasileiras. “É um fator preponderante para aumentar os riscos de acidente, então é algo preocupante. Quando há locais que são fiscalizados por radar, os acidentes tendem a diminuir. À medida em que as pessoas são autuadas pelo sistema eletrônico, elas vão se adequando e respeitando onde há fiscalização constante, o que contribui para o redução do número de acidentes.”

Essa é a primeira ação integrada planejada para ocorrer dentro do campus da UFJF. Ainda não há outras campanhas programadas, apesar de existir o interesse em estabelecer parceria entre as instituições, para que dessa forma, outras ações possam ser desenvolvidas.