O caso WikiLeaks foi gatilho para discussões internacionais sobre acesso a informações públicas e documentos classificados. Com a divulgação recente, pelo Governo americano, de que o Governo Geisel havia dado autorização para matar subversivos durante o regime ditatorial, o debate foi trazido de volta à tona. Dando continuidade ao 1º Ciclo de Palestras Socius, acontece, nesta quinta-feira, dia 24, a segunda etapa do evento que trará discussões acerca da transparência na gestão pública. A realização é uma iniciativa do grupo Socius, ligado à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis(Facc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e acontecerá no auditório do Serviço Social, das 17h30 às 19h15.

Este segundo encontro traz a palestra “Segredos de Estado e Democracia: Trajetória política legal de classificação de documentos no Brasil e no México”, ministrada pela pesquisadora do grupo Socius e do Programa de Transparência Pública (PTP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Karina Furtado Rodrigues. O objetivo da palestra é apresentar os fatores políticos que provocaram mudanças no acesso de civis a documentos e arquivos militares no Brasil e no México, tendo como foco o período democrático de ambos os países.

Karina aponta que, diferente do que muitos esperam, ao comparar as legislações nota-se  uma maior transparência no caso do Brasil do que no México ou outros países da América Latina, com relação ao acesso a informações das Forças Armadas. Mas investigar e pesquisar o período ditatorial brasileiro é “tocar na ferida”, ressalta. “É necessário esclarecer como as legislações que regulam o sigilo foram feitas para que possamos rever e debater o acesso a certas informações.”

O professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Ângelo Brigato Ésther é um dos responsáveis pelo grupo de pesquisa e comenta a importância da realização do evento na UFJF. “O grupo Socius promove este ciclo de palestras com a intenção de dinamizar a participação da comunidade acadêmica tanto da Facc, de maneira específica, mas também da Universidade como um todo, de modo a levar o debate para a sociedade e incluí-la nessa discussão.” A ideia é questionar práticas e concepções tidas como dominantes por meio do pensamento crítico, abordando aspectos da administração pública e da relação público/privado.

O evento é aberto à toda comunidade acadêmica e emite certificados de participação. Para recebê-lo, basta que o interessado preencha o formulário de inscrição disponível on-line ou se inscreva no próprio local, antes do início da palestra.

A primeira palestra aconteceu no último dia 3 e discutiu a questão da responsabilidade social corporativa de duas empresas farmacêuticas, uma do Brasil e outra da Espanha, atentando-se a aspectos econômicos, políticos, ambientais e sociais. No total, o Ciclo contará com cinco encontros e o próximo deve ocorrer no dia 5 de junho.

Outras informações: (32) 2102-3521 (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis)