Projeto de extensão resgata histórias de moradores da terceira idade através de crônicas (Foto: Arquivo do Blog Maria do Resguardo)

Projeto de extensão resgata histórias de moradores da terceira idade através de crônicas (Foto: Arquivo do Blog Maria do Resguardo)

Como forma de resgatar narrativas das festas populares em Juiz de Fora, sobretudo o Carnaval e a Festa dos Reis, o grupo de pesquisa “Narrativas midiáticas e dialogias”, vinculado à Faculdade de Comunicação Social (Facom), desenvolve o projeto de extensão “Uma folia que passou em minha vida – crônicas da terceira idade em Juiz de Fora”. Sediado na Casa da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o projeto tem como objetivo recuperar e divulgar narrativas sobre as folias, por meio das memórias de um grupo de moradores da terceira idade de Juiz de Fora. O meio utilizado é o gênero textual da crônica — que, por sua simplicidade e caráter jornalístico e literário, mesclam o fictício com o factual.

Feita em parceria com projeto “Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão Sobre o Processo de Envelhecimento”, realizado há 26 anos pela Faculdade de Serviço Social, a iniciativa conta com pesquisadores referenciais no estudo da crônica e do carnaval, como o professor Fred Goés. O projeto começa a partir desta quinta-feira, 24, e acontece quinzenalmente, oferecendo palestras e oficinas durante todo o ano de 2018. As inscrições seguem até quarta-feira, 23.

Preservar e fortalecer
De acordo com a coordenadora do projeto, Cláudia Thomé, da Faculdade de Comunicação, este trabalho surgiu através do envolvimento de professores, pesquisadores e alunos e tem como objetivo “dar novos suportes para narrativas já existentes e também para as que serão contadas por foliões da terceira idade. Busca-se com a proposta, ainda, uma ação transformadora no grupo social alvo no que tange ao empoderamento dos idosos atendidos e também à preservação e disseminação de narrativas sobre as festas populares de Momo na cidade, importante patrimônio cultural de Juiz de Fora.”

Dando início às atividades gratuitas, nesta quinta-feira, dia 24, o primeiro encontro recebe a professora Estela Saleh da Cunha, da Faculdade de Serviço Social – coordenadora do “Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão Sobre o Processo de Envelhecimento” e vice-coordenadora do projeto. Também são convidados os os pesquisadores Marco Aurélio Reis e Rosiléa Archanjo, que se apresentarão no evento. Reis defendeu na UFRJ a tese de doutorado “O subúrbio feito letra: o cotidiano da periferia em crônicas ácidas e carnavalizadas”. Já Rosiléa é autora do livro “No ar: Carnaval de Juiz de Fora, meio século de identidade”. Ambos debatem a festa pagã que deu origem à folia de Momo e como a mesma chegou até os dias atuais, passando pelo carnaval juiz-forano e, durante as conversas, trocarão experiências com os participantes a respeito da tradição que envolve o carnaval.

Os interessados devem fazer a inscrição na secretaria do Polo, que fica na Casa de Cultura da UFJF – Avenida Rio Branco, 3372 – entre os dias 14 e 23 de maio. O atendimento será feito nos dias úteis, pela manhã (das 8h às 11h) ou à tarde (das 14h às 17h). As vagas são limitadas.

Cronograma do primeiro semestre

24 de maio

Histórias do Carnaval – tradição cultural e a festa em JF

7 de junho

Narrativas da folia – uma tarde de crônicas e roda de conversa

21 de junho

Exibição de documentário seguido de debate

5 de julho

Oficinas de contação de histórias – apresentação de grupos de

contadores da cidade (convidados)

12 de julho

“Uma folia que passou em minha vida” – rodas de conversa /debate

com os idosos sobre a temática e sobre as experiências deles nas folias em JF

Outras informações: cronistas.da.terceira.idade@gmail.com