(Atualização em 25 de maio de 2018, às 15h52)

O evento, que aconteceria nesta segunda-feira, 28, foi adiado devido aos impactos causados pela paralisação nacional dos caminhoneiros em todo o país. De acordo com a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da UFJF, a professora da Universidade de Brasília (UnB), Renísia Cristina Garcia Filice, que embarcaria no domingo, 27, teve sua viagem cancelada por causa da falta de combustível no aeroporto de Brasília. Uma nova data ainda será marcada.

O evento
Com o objetivo de escolher representantes para elaboração de políticas de Ações Afirmativas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre discentes, docentes e técnico-administrativos, a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) prossegue com as atividades do Fórum da Diversidade em evento no anfiteatro da Faculdade de Enfermagem.

De acordo com o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, “a importância do fórum se dá com a construção das políticas afirmativas de forma dialógica, democrática,  com a representação de todos os segmentos da universidade e não sendo feita somente a partir da diretoria. É uma construção coletiva dessa política, pensada para curto, médio e longo prazos.”

O evento começará às 9h, com a mesa de abertura. Às 9h30 haverá a palestra, com o tema “Diversidade: da universidade à pluriversidade na educação superior”, ministrada pela professora do programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade de Brasília (UnB), Renísia Cristina Garcia Filice. Para participar é necessário fazer inscrição no próprio local do evento, das 8 às 9h.

Na período da tarde o evento vai se organizar em torno de seis grupos de trabalho, que se organizarão em diferentes temáticas: Acessibilidade e Pessoas com Deficiência; Gênero – Mulheridades/Masculinidades; Gênero – LGBTTI; Étnico-racial; Direitos Humanos; e Vulnerabilidade social.

Fórum Permanente de Ações afirmativas
A Diaaf organizou, em 2017, dois eventos com objetivo de instalar o Fórum Permanente de Diversidade nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Este ano, a Diretoria retoma as discussões para a consolidação do Fórum, que pensará a política de ações afirmativas da UFJF, reafirmando a valorização da diversidade e da promoção da equidade, por meio de ações que possibilitem a construção de uma sociedade mais justa.

Confira a programação do evento.

Outras informações: (32) 2102-6919Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) ou acoesafirmativas@ufjf.edu.br