Uma das formas de ingressar nos cursos presenciais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é por meio de vagas ociosas. Você sabe como funciona esse tipo de preenchimento? Para esclarecer algumas dúvidas, listamos as formas atualizadas sobre os procedimentos dessa modalidade.

As vagas ociosas são distribuídas da seguinte maneira:

Ingresso de excedentes dos processos seletivos públicos originários
As vagas podem ser preenchidas por meio da entrada de excedentes dos processos seletivos públicos originários, como o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), o Vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Elas são ocupadas por editais de reclassificação desses processos do semestre letivo de ingresso, previsto no respectivo edital de vagas ociosas.

Reinscrição ao curso de origem
Essa modalidade é uma opção para o discente desligado em função da não efetivação de matrícula por mais de um período letivo, considerando algumas condições, como a disponibilidade de vaga para a reinscrição ao curso de origem, de acordo com o edital de vagas ociosas. Os alunos reprovados por infrequência ou nota zero em todas as disciplinas de um período letivo não podem tentar reinscrição.

Mudança de curso e de campus
O ingresso por mudança de curso e de campus se dá por meio de edital de vagas ociosas nas modalidades de mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura; mudança de curso na mesma grande área, conforme definição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no mesmo campus ou entre campi; e mudança de curso no mesmo campus ou entre campi.

Ingresso por Transferência
O ingresso por transferência, para a ocupação de vagas ociosas, ocorre por transferência de Instituição de Ensino Superior para curso de mesma nomenclatura e para curso de mesma grande área, conforme definição da Capes. Os candidatos à transferência que sejam alunos de instituições públicas nacionais e alunos de baixa renda têm preferência nesse processo.

Ingresso para obtenção de outra Graduação
O ingresso para conseguir outra graduação só pode ocorrer no caso de vagas ociosas para graduados que tenham aproveitado, pelo menos, 50% da carga horária total do curso pretendido na UFJF; e para graduados em geral. As vagas serão distribuídas de acordo com cada coordenação.

Alguns dos procedimentos realizados na Central de Atendimento e encaminhados à Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) da UFJF envolvem o pagamento de taxas. Dentre as modalidades para preenchimento de vagas ociosas, a única taxa cobrada é para a transferência e a inscrição de candidatos graduados em vagas de curso de edital. Os valores podem ser consultados na página da Central de Atendimento.

O período de inscrição para concorrer às vagas ociosas previstas em edital encontra-se no calendário acadêmico. Entre os dias 30 e 31 de outubro podem ser feitos os pedidos de transferência, mudança de curso, reinscrição e inscrição em segundo curso (tendo cursado 50% da carga horária do curso pretendido), e ingresso para graduados.

(32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação (Prograd/UFJF)