(Foto: Géssica Leine/UFJF)

Formado na Faefid, Van Gasse dará palestra sobre regra do impedimento e procedimentos técnicos e comportamentais dos árbitros (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Foi pênalti? O jogador estava impedido? A falta era para cartão? Essas são perguntas feitas com frequência durante as partidas de futebol. O I Curso de Arbitragem de Futebol de Campo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), iniciado  no último dia 3, aborda estas questões. E nesta quinta, 24, o convidado é o árbitro Marcelo Van Gasse, convocado como auxiliar na Copa do Mundo da Rússia. Van Gasse, que atuou na Copa de 2014 e também nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. ministra palestra sobre a regra do impedimento e sobre procedimentos técnicos e comportamentais dos árbitros.

“Ele se formou em Educação Física aqui na UFJF, o que é um motivo de orgulho para nós”, conta o professor da Faefid e um dos organizadores do curso, Marcelo Matta. A iniciativa do curso surgiu com o objetivo de renovar o quadro de arbitragem da Liga de Futebol de Juiz de Fora, parceira neste projeto. O público-alvo são jovens acadêmicos e profissionais de Educação Física. Com nove encontros, o curso é realizado na Sala de Multimeios da Faefid, nas noites de terças e quintas. Normalmente, as aulas são ministradas pelo ex-árbitro Álvaro Quelhas, hoje diretor da Faculdade de Educação da UFJF. Quelhas tem no currículo quase 600 partidas apitadas em mais de 20 anos de atuação, tendo integrado o quadro oficial da FIFA entre 2000 e 2004.

“No Brasil, a gente ainda carece de educação esportiva. Em toda rodada, temos várias discussões, então é muito importante formar as pessoas nesse aspecto”, destaca o professor sobre a necessidade de investir no conhecimento das regras de arbitragem. O diferencial do curso é que, além de abordar as regras do jogo, os alunos também são orientados sobre tática, preparação física e nutrição. O aprendizado é formado, ainda, por aulas práticas e palestras com outros árbitros que dividem a experiência com os participantes.

Matta ressalta que é fundamental para o árbitro conhecer sobre tática para antecipar as jogadas. “O futebol é imprevisível, mas o árbitro precisa entender o que está acontecendo em uma partida para que esteja em cima das situações e consiga interpretar, analisar e tomar a decisão na aplicação da regra”, explica. Os egressos do curso poderão atuar em jogos das categorias de base e de amadores adultos. “A intenção é que realizem trabalhos nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15 já no segundo semestre de 2018”. Segundo Matta, ainda não há previsão para abertura de uma nova turma, mas a demanda será avaliada.

(32) 2102-3292 – Faculdade de Educação Física e Desportos