vôlei (Foto: Caíque Cahon)

Iniciativa é voltada para crianças e adolescentes de escolas municipais e tem ainda como parceiros ArcelorMittal e Prefeitura de Juiz de Fora (Foto: Caíque Cahon/UFJF)

Juiz de Fora é uma cidade apaixonada pelo vôlei. Berço de atletas de sucesso em nível nacional, como Giovane Gávio, André Nascimento e Márcia Fu, a cidade também já contou com grandes equipes masculinas e femininas. Com esta inspiração, a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a ArcelorMittal, o JF Vôlei e a prefeitura local lançaram, na última sexta-feira, 18, o projeto Juiz de Fora Vôlei. A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes e visa oportunizar jovens de escolas municipais.

O projeto pretende criar três núcleos nas escolas municipais Tancredo Neves, no Bairro São Pedro, Gabriel Gonçalves da Silva, no Ipiranga, e Fernão Dias Paes, no Bandeirantes. Esses núcleos irão atender até 50 alunos, de idades entre 10 e 14 anos. A Faefid surge como apoiadora do Juiz de Fora Vôlei e, através do projeto Voleibol UFJF, terá bolsistas atuando junto aos núcleos de iniciação durante as duas aulas semanais que serão oferecidas.

O professor da Faefid e coordenador do Voleibol UFJF, Maurício Bara, participa da implementação do projeto, e destaca o caráter democrático da iniciativa. “O Juiz de Fora Vôlei é um projeto democrático que oferece a oportunidade de praticar o esporte sem nenhuma exigência técnica ou física, atingindo jovens que poderiam não ter a chance de praticar o voleibol com esse acompanhamento. Detectar talentos é consequência do trabalho, mas o objetivo principal é oferecer a prática do esporte a essas crianças”.

Segundo Bara, os bolsistas do projeto de extensão também são beneficiados pelas experiências que serão adquiridas com a participação nos núcleos. “Vai permitir ao aluno de Educação Física uma vivência específica do voleibol na sua iniciação esportiva, com os núcleos com crianças de 10 a 14 anos, que é essencial na formação deles como profissionais de Educação Física, que é a missão principal da Universidade”.

A iniciativa também prevê um programa de visitação dos atletas da equipe às escolas participantes para desenvolverem oficinas de vôlei com os alunos e excursões com os jovens para assistirem os treinamentos e alguns jogos da equipe.

Outras informações:
(32) 2102-3292 – Faculdade de Educação Física e Desportos