Rafael Grohmann é professor da Cásper Líbero e ex-aluno da Facom (Foto: Arquivo pessoal)

Discutir a formação e atuação do jornalista no mercado nos dias de hoje será o foco da palestra “Trabalho dos Jornalistas: hegemonia da flexibilização e formas resistentes de organização”, ministrada pelo professor da Cásper Líbero e ex-aluno da UFJF, Rafael Grohmann, no dia 24 de maio, às 19h.

O evento é uma organização do grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania com apoio do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Feliz em retornar à UFJF, mais especificamente à Faculdade de Comunicação, o pesquisador afirma que a ideia da palestra é apresentar o histórico de pesquisas que ele fez em relação ao mercado de trabalho dos jornalistas. Grohmann ressalta que a redação não é o único lugar para os comunicadores trabalharem e irá discutir como as mudanças na comunicação têm afetado todo o universo do trabalho, inclusive a educação e a formação jornalística.

O evento acontece na Sala de Demonstração da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom-UFJF), a entrada é franca, não demandando inscrição prévia (limite de vagas é até a lotação do espaço).

Experiência

Professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero e professor contratado III da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Rafael Grohmann é doutor e mestre em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Foi criador, coordenador e professor do Mestrado Profissional em Jornalismo do Fiam-Faam – Centro Universitário. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2009). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da comunicação, estudos de recepção, trabalho dos jornalistas, comunicação e trabalho.