Imagem2

Da esquerda para a direita: profª. Natália Sathler Sigiliano (orientadora), Cláudia Aparecida Ferreira Ferraz (mestranda) e Profª.Thais Fernandes Sampaio (foto: arquivo pessoal)

A preocupação com as dificuldades apresentadas no uso da pontuação e da construção dos textos por alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da cidade de Itamarati de Minas – MG, incentivou a acadêmica Cláudia Aparecida Ferreira Ferraz a desenvolver a sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa foi realizada e apresentada no Programa de Mestrado Profissional em Letras.

O trabalho buscou compreender os processos de apropriação e de utilização dos sinais de pontuação na estrutura dos gêneros piada, notícia, tirinhas e artigo de opinião pelos alunos da turma em que Cláudia leciona.  A acadêmica também propôs um estudo do conteúdo gramatical sobre pontuação, na perspectiva da análise linguística, tendo como foco as necessidades dos alunos em suas atividades. Cláudia conta, ainda, que, “além destes objetivos, tínhamos a intenção de que, com esta intervenção, o aluno compreendesse o uso dos sinais de pontuação estudados. Este último, não relacionado à pesquisa, mas à aprendizagem.”

O estudo foi dividido em diversas etapas e contou com a elaboração de material didático para aplicação em sala de aula, produzido pela professora pesquisadora, montagem de um jornal da escola criado a partir de textos dos alunos e produção de um livreto de piadas. Outras iniciativas associadas ao trabalho foram a análise da produção escrita pelos estudantes e a criação de um caderno pedagógico. Quanto aos resultados obtidos pela pesquisa, a mestranda apontou para a necessidade de se estabelecer relação entre o ensino de pontuação e os gêneros textuais. Segundo ela, é no texto que se percebem as características mais específicas desse item linguístico.

Por oportunizar um estudo com a pontuação e levar em consideração seus aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos, a dissertação foi destacada pela banca já que trata de um tema pouco investigado e mostra um certo ineditismo. Além disso, a acadêmica afirmou que a intervenção possibilitou o acesso e a oportunidade dos jovens terem seus textos publicados em um jornal feito por eles: “o fato do estudo ser desenvolvido em uma turma de Educação de Jovens e Adultos mostra sua importância social. É bem sabido que a EJA é uma modalidade muitas vezes marginalizada dentro da escola. Por isso, ter um estudo que busca oferecer condições para que este aluno construa sentidos sobre o que lê e escreve e, ao mesmo tempo, que os auxilie a desenvolver a sua formação crítica é muito importante e fundamental.”

A professora orientadora, Natália Sathler Sigiliano, ressalta que há pouquíssimos trabalhos acadêmicos desenvolvidos sobre o uso e o ensino da pontuação e destaca a aplicação do projeto de intervenção em uma turma do EJA, segmento que tem o desafio de aprimorar os materiais didáticos no que tange ao ensino da pontuação: “Esta pesquisa, além de ter rendido bons resultados, culminou na elaboração de um material didático de ensino da pontuação de forma contextualizada socialmente, o que reflete as atuais demandas e os indicadores de como a gramática deve ser ensinada em sala de aula”, concluiu a docente.

Contatos:
Cláudia Aparecida Ferreira Ferraz (mestranda)
claudiaferraz.ita@gmail.com

Natália Sathler Sigiliano (orientadora-UFJF)
natalia.sigiliano@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Profª. Drª. Natália Sathler Sigiliano (orientadora-UFJF)
Profª. Drª Thais Fernandes Sampaio (UFJF)
Prof. Dr. Alexsandro da Silva (UFPE)

Outras informações: (32)2102-3112 – Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS