(Foto: Géssica Leine/UFJF)

Reajuste de cerca de 9% abrange projetos desenvolvidos no campus e no Colégio João XXIII (Foto: Géssica Leine/UFJF)

As bolsas acadêmicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram reajustadas e os alunos já terão o aumento no pagamento de junho. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Superior (Consu) no mês de abril. A maioria das modalidades passa de R$ 340 para R$ 370, representando reajuste de cerca de 9%. Já a bolsa de Monitoria Júnior e do Projeto Aluno-Assistente, ambas do Colégio de Aplicação João XXIII, passaram de R$ 204 para R$ 222 e de R$ 226 para R$ 246, respectivamente, seguindo o índice de aumento das demais modalidades.

Veja como ficaram os novos valores, de acordo com a Resolução do Consu:

Apoio a Atividade de Pesquisa: R$ 370
Extensão: R$ 370
Gestão da Graduação: R$ 370
Grupo de Educação Tutorial (GET): R$ 370
Monitoria Graduação: R$ 370
Monitoria Júnior (João XXIII): R$ 222
Projeto Aluno-Assistente na escola (João XXIII): R$ 246
Treinamento Profissional: R$ 370

O último reajuste das bolsas acadêmicas da UFJF foi feito em março de 2014. De acordo com o reitor Marcus David, a proposta de reajuste foi apresentada pela reitoria e prontamente aprovada pelo Conselho Superior (Consu). “O Conselho mostrou muita sensibilidade ao fato de as bolsas estarem sem sofrer nenhum tipo de correção há mais de quatro anos. Esse reajuste é resultado de um esforço de gestão orçamentária muito grande que a Universidade vem realizando, principalmente no foco das receitas, o que nos permitiu apresentar essa proposta”, explica.