A iniciativa surgiu em 1999 com a criação do Dia Mundial do Brincar no dia 28 de maio pela Associação Internacional de Brinquedotecas (Foto: Arquivo/UFJF)

Dotada de curiosidade e imaginação, a criança explora o mundo e se depara com as inúmeras possibilidades que despertam sua atenção e a ajudam a desenvolver novas habilidades. Este ano, dando ênfase à corporeidade e aos sentidos, acontece, entre os dias 25 de maio e 3 de junho, em Juiz de Fora, a edição de 2018 da Semana do Brincar. Mobilização que ocorre em diversos países, a data tem como objetivo ressaltar a importância da brincadeira especialmente durante a infância e incentivar os pais, professores e a sociedade, de modo geral, a desenvolverem atividades que estimulem a imaginação e sociabilidade das crianças.

A iniciativa surgiu em 1999 com a criação do Dia Mundial do Brincar no dia 28 de maio pela Associação Internacional de Brinquedotecas. Com o tempo, a data tomou conta de uma semana inteira, oferecendo diversas atividades gratuitas como palestras, oficinas, brincadeiras e debates. A Semana do Brincar já acontece mundialmente há oito anos e, em Juiz de Fora, foi instituída no calendário oficial do município em maio de 2017, através de esforços do núcleo da Aliança Pela Infância, em parceria com o Fórum de Educação Infantil da Zona da Mata e a Universidade Federal de Juiz de Fora, sob o Projeto de Lei 39/2017.

O evento, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFJF, é coordenado por professoras da Faculdade de Educação (Faced) e Educação Física (Faefid), membros da Aliança Pela Infância – núcleo Juiz de Fora. A professora da Faculdade de Educação e coordenadora do projeto, Ana Rosa Picanço avalia o evento como uma possibilidade para a instituição estreitar os laços com a comunidade local. “O evento tem importância na formação dos nossos estudantes de diferentes cursos que irão atuar com bebês e crianças em suas diversas infâncias. Além disso, é um elemento fundamental de aproximação entre a UFJF e escolas, creches e famílias da comunidade ao promover atividades que modificam a forma de olhar para a infância e ultrapassam o caráter exclusivamente didático.”

O tema escolhido para este ano é “Brincar de corpo e alma” e traz atividades que trabalham a corporeidade e os sentidos, com o objetivo de, a partir da alma, chegar a um brincar livre,  sem a necessidade do intermédio de artefatos. A programação completa do evento é voltada para crianças, jovens e adultos e se estende do dia 24 de maio ao dia 3 de junho.

As atividades de formação para adultos, como palestras, oficinas e rodas de conversa, serão certificadas pela Proex, que apoia o evento. Essas atividades serão desenvolvidas em diversos espaços da UFJF e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas na hora.

Outras informações: (32) 2102-3650 – Faculdade de Educação (Faced)