Leandro Rezende, professor da UFJF e coordenador do projeto. (Foto: Alexandre Dornelas)

Leandro Rezende (no centro), professor da UFJF e coordenador do projeto Dente da Gente, reúne profissionais e estudantes para atender à população do bairro São Benedito. (Foto: Alexandre Dornelas)

Moradores do Bairro São Benedito receberam dentistas, enfermeiros e profissionais de beleza na manhã deste domingo, dia 20. A iniciativa, que já acontece há 11 anos, reuniu esforços das lideranças comunitárias do bairro e parceiros como Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Polícia Militar (PM) e o projeto Dentistas do Bem. A ocasião contou com a presença do Dente da Gente, projeto da Faculdade de Odontologia que busca atender moradores de diversos bairros da cidade.

Orientador e professor da Faculdade de Odontologia, Leandro Marques de Rezende conta que o projeto foi iniciado em 2009, em continuidade ao “Pró-saúde”, do Governo Federal que, por conta cortes orçamentários, acabou sendo extinto. “Nós resolvemos continuar atuando por meio do Dente da Gente, que tornou-se uma iniciativa nossa, pelo qual buscamos orientar a forma correta da higiene bucal e propiciar a continuidade dos cuidados em suas casas.”

Matheus Ferreira Calais, estudante de Odontologia na UFJF e bolsista de Treinamento Profissional no Dente da Gente, comenta que, para além da sala de aula, o projeto lhe dá a oportunidade de vivenciar a profissão de maneira mais humana, tendo um contato direto com pessoas que precisam do serviço, mas não conseguem acessá-lo regularmente. “Além de atender as crianças, nós orientamos a família quanto ao uso do fio dental, enxaguante, tiramos dúvidas sobre prótese, cáries, periodontite e perda óssea. Sempre que as pessoas têm dúvidas, elas nos procuram para darmos as informações corretas.”

Jéssica Ferreira, formada em Enfermagem pela UFJF, já atua como voluntária no evento há três edições. “Esse ano nós conseguimos uma parceria com a Secretaria de Saúde para realizar a imunização contra a febre amarela e também a pesagem para o Bolsa Família. É bacana, porque são serviços que só estão disponíveis nos dias de semana e, por conta do trabalho, muitas vezes as pessoas não conseguem ter acesso, então, hoje eles podem aproveitar para se vacinar e cuidar da saúde”, conta. Junto a ela, um time de enfermeiros ofereceu serviços como aferimento de pressão, teste de glicose, cálculo do IMC, além de orientação quanto à doenças como diabetes e hipertensão.

Carmem de Sá Medeiros, moradora do bairro, levou ao evento seus filhos Davi e Lucas, de 3 e 4 anos. “Eles receberam o kit de higiene bucal e vão cortar os cabelos. Os dois já foram ao dentista na creche, mas foi bom ter vindo, porque descobri hoje que a UFJF oferece dentista de graça”.

Rezende esclarece que, tais iniciativas de educação em saúde bucal podem ser solicitadas por meio do link do Dente da Gente. Cada acesso será revertido em um kit de higiene bucal a ser distribuído em ações do projeto em escolas públicas, creches, asilos, hospitais e em ações conjuntas com a própria UFJF.