IMG-20180427-WA0011

Da esquerda para a direita: Prof. Danilo de Oliveira Sampaio, Marcelo Gaio Mancio (mestrando), Prof. Lupércio França Bessegato (orientador), Prof. Roberto da Costa Quinino, Prof. Marcel Toledo Vieira (foto: arquivo pessoal)

Para compreender o incentivo às práticas empreendedoras na educação superior, o acadêmico Marcelo Gaio Mancio analisou a oferta de disciplinas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que tratam da temática e propôs alternativas para esse conhecimento ser estimulado de forma integrada. A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFJF, por meio da dissertação de mestrado intitulada “Educação empreendedora no Ensino Superior: Proposta de um programa adequado ao contexto brasileiro.”

Segundo o pesquisador, a formação educacional empreendedora é concentrada em cursos específicos na instituição. A partir dessa constatação, Marcelo se sentiu motivado a investigar as questões que norteiam este processo e a propor soluções viáveis à realidade nacional. “A minha crença no empreendedorismo foi a principal motivação, também por meio de trabalhos em que vejo a eficiência e o diferencial desse conhecimento na prática. A aplicação do empreendedorismo na universidade é uma forma de vê-lo como uma oportunidade inovadora, diferente da realidade mercadológica que você encontra nos meios de produção.”

Para analisar o perfil dos estudantes e a educação empreendedora na Universidade, o mestrando utilizou como referencial teórico os autores franceses Fayolle e Gailly; e para a pesquisa empírica aplicou 545 questionários em cursos distintos, estabelecendo parâmetros de avaliação do objetivo em empreender dos graduandos. “No questionário eu tentei medir a intenção para empreender, a percepção de habilidade de cada curso analisado. Com esses dados, foi constatado que é maior o estímulo do empreendimento no cursos de ciências sociais aplicadas e engenharias. A partir disso, a maior angulação do trabalho foi no sentido de fazer aplicações nessas áreas não tão comuns à temática”, diz o acadêmico.

A partir da análise dos dados coletados, o pesquisador acredita que promover alternativas empreendedoras no ensino superior faz com que os jovens tenham mais uma possibilidade de carreira. “A dissertação pretende mostrar que existem outras oportunidades de carreiras; nas ciências sociais e políticas, por exemplo, é possível desenvolver trabalhos empreendedores muito interessantes, é uma abertura de campo. Para isso, a ideia é trazer exemplos de empreendedorismo para além da teoria.”

Quanto ao retorno social, de acordo com Marcelo, a contribuição é demonstrar, a partir de fatos concretos, a importância do conhecimento empreendedor; e, a médio prazo, implementar um modelo de ensino para a educação básica, compreendendo suas singularidades. “Eu acredito que a grande contribuição é implementar, em algum momento, na Universidade Federal de Juiz de Fora e em outras instituições, disciplinas e propostas empreendedoras para todos os alunos. Ações que formem mais empreendedores ou profissionais que tenham uma postura mais empreendedora no mercado. A ideia é aperfeiçoar o modelo, tornando mais amplo, além da universidade. Aplicando, também, para o ensino médio e fundamental, com uma abordagem diferente.”

Contatos:
Marcelo Gaio Mancio (mestrando)
marcelogm.1990@gmail.com

Lupércio França Bessegato (orientador – UFJF)
lupercio.bessegato@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Lupércio França Bessegato (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Danilo de Oliveira Sampaio (UFJF)
Prof. Dr. Marcel de Toledo Vieira (UFJF)
Prof. Dr. Roberto da Costa Quinino (UFMG)

Outras informações: (32) 2102 – 3521 – Programa de Pós-Graduação em Administração