“A disputa também é um grande motivador para eles, é um verdadeiro exercício da teoria”, afirmou o professor Marcelo Miranda (Foto: Iago de Medeiros)

O III Concurso Mola organizado pelo PET Civil mobilizou estudantes dos cursos de Ciências Exatas, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo na tarde desta sexta-feira, 18, no Anfiteatro da Engenharia. As dez equipes presentes foram desafiadas a colocar em prática os conceitos de engenharia na área de estruturas e desenho técnico, utilizando o Mola Structural Model, um kit de peças magnetizadas que, ao se conectarem, permitem a criação de diferentes estruturas em escala reduzida.

A competição é dividida em etapas, nas quais as equipes que realizam as melhores montagens dos modelos propostos em menor tempo, avançam. Para o professor da disciplina de Análise de Estruturas, uma das bases teóricas da competição, Marcelo Miranda, o evento torna-se um complemento para aquilo que é visto em sala. “Por melhor que seja a aula, os alunos precisam de atividades em que haja ação e trabalho em equipe. A disputa também é um grande motivador para eles, é um verdadeiro exercício da teoria.”

“Nós estudamos essas questões de estrutura de forma muito abstrata em sala. Aqui é possível usar os conceitos de maneira prática em um ambiente descontraído”, apontou o estudante Wesley do Vale (Foto: Iago de Medeiros)

“Aqui é possível usar os conceitos de maneira prática em um ambiente descontraído”, apontou o estudante Wesley do Vale (Foto: Iago de Medeiros)

Quem corrobora esta ideia é o aluno de Engenharia Civil e integrante da equipe “Pórtico”, Wesley do Vale. “Nós estudamos essas questões de estrutura de forma muito abstrata em sala. Aqui é possível usar os conceitos de maneira prática em um ambiente descontraído”, explica o estudante.

Vencedores e premiação
A equipe “Os candangos” realizou a melhor campanha, sagrou-se vencedora desta edição e foi premiada com um kit de tecnologia Mola Structural Model, como os utilizados na competição. Além do prêmio, juntamente com a segunda equipe mais bem colocada, a “Secos e molados”, a primeira colocada realizará uma visita técnica ao condomínio do Shopping Independência.

Outras informações: pet.civil@engenharia.ufjf.br