(Foto: Bruno Stephan)

Alunos recebem um kit e projetam estruturas onde são avaliados conceitos e o desenho técnico (Foto: Bruno Stephan)

Colocar em prática a teoria estudada em sala. Esse é o objetivo do III Concurso Mola, organizado pelo PET Civil, que acontece às 15h desta sexta-feira, dia 18, no Anfiteatro da Engenharia. O evento anual reúne alunos dos cursos de Arquitetura, de todas as Engenharias e dos cursos associados ao Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A competição utiliza o “Mola Structural Model”, um kit de peças magnetizadas que, ao se conectarem, permitem a criação de diferentes estruturas em escala reduzida. A competição é disputada em grupos de três a cinco pessoas e dividida em quatro fases. As equipes são desafiadas a colocarem em prática os conceitos de engenharia na área de estruturas e desenho técnico.

Para a integrante do PET Civil Thainá Oliveira, o Concurso Mola desperta o interesse dos alunos devido ao fato de possibilitar a prática de conceitos teóricos, facilitando a compreensão. “O Mola permite tornar palpável e visual temas de análise estrutural que são demonstrados em teoria na sala de aula.” Entre as aplicações, segundo ela, a montagem das peças faz com que o estudante visualize as vibrações as quais uma edificação está sujeita.

Thainá completa dizendo que o diferencial do concurso é estimular a resolução de problemas que eventualmente acontecem no âmbito profissional. “Por ter aplicação de conceitos físicos presentes na Engenharia, o concurso estimula os alunos a serem críticos quanto a uma determinada estrutura e busca resoluções de problemas que podem acontecer ao longo da competição”.

A equipe vencedora do concurso será premiada com um kit de tecnologia Mola Structural Model – como os utilizados na competição – e será convidada, junto à segunda colocada, para uma visita técnica ao condomínio do Shopping Independência. Ambas irão receber medalhas do Concurso Mola. É conferido certificado de participação a todos os competidores.

Outras informações: pet.civil@engenharia.ufjf.br