(Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Documento apresentado aos representantes das unidades acadêmicas foi aprovado pelo conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentou, nesta segunda-feira, 14, o Plano Institucional de Internacionalização. O documento foi discutido em reunião que contou com a presença de professores escolhidos para representar cada unidade acadêmica da Universidade.

O Plano, aprovado pelo Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP), tem como objetivo dar maior dimensão às atividades fins da UFJF (ensino, pesquisa, extensão e inovação), contribuindo, por meio da ação integrada de suas diferentes áreas do conhecimento, para que a Universidade consiga atuar sobre a sociedade de forma transformadora. “A internacionalização é entendida como um meio para se atingir a uma finalidade precípua que é a de contribuir para a superação dos desafios globais que se impõem no Século XXI, utilizando a inserção internacional nesses campos do conhecimento humano”, afirma a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert.

Segundo Bárbara, outra importante questão que dá suporte ao documento é o alinhamento da Instituição ao Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) 2011-2020. Nele, a pós-graduação brasileira é motivada a melhorar a qualidade de sua produção para enfrentar os desafios científicos e tecnológicos, por meio da internacionalização dos programas de Pós-graduação (PPG’s).

“O Plano que elaboramos objetiva que a internacionalização fortaleça a associação da pesquisa com a inovação, unindo a ciência básica à pesquisa e desenvolvimento, realizando, por meio de projetos de investigação e redes temáticas desenvolvidas, a captação de recursos externos, e atraindo uma multiplicidade de parceiros nacionais e internacionais. Nessa sucessão de escalas, o papel da educação é igualmente importante na transformação da cultura para que o crescimento não seja apenas inteligente, mas também inclusivo e sustentável”, acrescenta Bárbara.

Fórum de Internacionalização
A reunião também serviu para a oficialização do Fórum de Internacionalização da UFJF, composto justamente pelos professores escolhidos em cada unidade acadêmica da Universidade, com o objetivo de discutir as questões pertinentes ao processo de internacionalização experimentado pela Instituição nos últimos anos. O Fórum irá se reunir bimestralmente a partir do mês de junho.

“É de extrema relevância a participação de todos os convidados a ingressar neste processo. As informações trocadas precisam chegar a todos os cantos da Universidade, pois este é um Plano complexo e importante para as finalidades às quais a UFJF se presta.”

(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais