(Imagem: Juanedc on VisualHunt)

Evento conta com apresentações de alunos e professores, mesas de conversa e sessões de comunicação de pôsteres (Imagem: Juanedc on VisualHunt)

Com o objetivo de oferecer amostras dos trabalhos realizados e proporcionar debates entre as linhas de pesquisas do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontece, de segunda a quarta, 14 a 16 de maio, na Faculdade de Letras, a I Semana de Estudos Linguísticos. O encontro é de iniciativa e organização dos alunos do PPG-Linguística e tem inscrições abertas até o início do evento.

Propondo discutir a linguística sob as mais diversas perspectivas de estudos, o encontro conta com apresentações de alunos e professores, com mesas de conversa no início e no final de cada dia, além de sessões de comunicação e apresentação de pôsteres feitas pelos estudantes.

O evento surgiu do interesse dos alunos da Faculdade de Letras em se discutir a linguística e conhecer as pesquisas realizadas pelos próprios colegas, explica o membro da comissão organizadora do evento e aluno do Programa, Fernando Freitas. “O evento surgiu de uma discussão sobre a falta de eventos de estudos linguísticos. Também notamos que alguns colegas faziam pesquisas e nós não sabíamos, pela falta de se ter um espaço para debate e divulgação dos trabalhos que realizamos aqui”.

Freitas afirma que o encontro, organizado pelos alunos, é uma amostra do quanto a Universidade pode ser transformada pela iniciativa dos estudantes. “Acredito que a I Semana de Estudos Linguísticos mostra que os discentes podem transformar a vida universitária, que a iniciativa também pode partir de nós. Temos voz e podemos organizar um evento como este, que está tomando grandes proporções”.

O prazo para submissão de trabalhos já se encerrou, mas as inscrições para ouvintes seguem abertas e podem ser realizadas presencialmente – no ato do credenciamento – ou no site do evento. Os valores são de R$ 10 para alunos da graduação e de R$20 para alunos da pós-graduação.

I Semana de Estudos Linguísticos