Novos médicos no setor de cirurgia plásticas ampliaram atendimento (Foto: divulgação HU UFJF/Ebserh)

Novos médicos no setor de cirurgia plástica ampliaram atendimento (Foto: divulgação HU UFJF/Ebserh)

Não há mais fila de espera para cirurgias plásticas no Hospital Universitário UFJF/Ebserh. Alguns dos procedimentos com maior demanda como as cirurgias de mama e de abdominoplastia tinham tempo médio de espera de cinco e dois anos, respectivamente. O resultado se deve ao aumento do quadro de funcionários e ao novo processo de triagem.

“Além da triagem que realizamos no ano passado, onde foi possível identificar os pacientes que de fato necessitavam da cirurgia, nós também contamos com a chegada de duas novas médicas colaboradoras, o que possibilitou a execução de um maior número de operações em nossa unidade”, explicou a Chefe do Serviço de Cirurgias Plásticas e professora do curso de medicina da UFJF, Marília de Pádua Dornelas Corrêa

O Serviço de Cirurgias Plásticas do HU atende pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, os procedimentos realizados não são de cunho puramente estético, sendo imprescindível a indicação médica para o caso.

A equipe conta com oito profissionais, dentre eles médicos e professores. O setor opera diariamente, com volume de cirurgias na parte da manhã e à tarde, sendo responsável por todos os tipos de intervenções. As principais são reconstrução de danos causados por tumor, otoplastia (correção de orelhas de abano), cirurgia de ginecomastia (retirada de mama em homens), abdominoplastia; correção de pálpebra, fissura labial, fissura palatina, sequelas de queimaduras e retirada de lesões de pele.

Para solicitar cirurgias

Para realizar uma cirurgia plástica no Hospital Universitário da UFJF é necessário que o paciente tenha um encaminhamento do SUS. Ele deve se consultar com um especialista em uma Unidade de Pronto Atendimento, Hospital ou Instituição do SUS. Sendo constatada a real necessidade de intervenção cirúrgica, o paciente é encaminhado para a próxima etapa do processo, na qual participará da triagem no centro cirúrgico da unidade hospitalar indicada.