Professora Beatriz Teixeira ministrou a palestra  “Cidade, nossa cidade e o direito à vida” (Foto: Gustavo Tempone)

Professora Beatriz Teixeira ministrou a palestra “Cidade, nossa cidade e o direito à vida” (Foto: Gustavo Tempone)

“A maneira como a arquitetura das cidades influencia no acesso dos cidadãos aos direitos se dá, por exemplo, onde a locação das casas de habitação social é feita, se ela é mais perto ou longe das áreas centrais da cidade, isso acaba tendo influência no acesso à escola, saúde e serviços que são oferecidos, muitas vezes, no centro das grandes cidades.”

A constatação foi feita pela professora Beatriz Teixeira na Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento – que vai até o próximo dia 10 – foi aberto pela manhã, com a presença da vice-reitora Girlene Silva.

A palestra “Cidade, nossa cidade e o direito à vida”, ministrada por Beatriz, aconteceu à tarde e contou, ainda, com uma mesa-redonda composta pelas professoras Luciane Tasca e Letícia Zambrano, além da arquiteta Cláudia Pires. Os temas debatidos foram as desigualdades, a má distribuição da condição de acesso aos espaços urbanos e o direito à cidade.

A conferência partiu de uma aproximação entre Arquitetura, Urbanismo e Sociologia para tratar da comunicação dessas áreas de conhecimento como essenciais para a formação do arquiteto e o desenvolvimento de uma sensibilidade em relação ao que ocorre na cidade.

Abordou, também, a importância de ações no campo das políticas públicas para garantia do “direito à cidade”, e também foram relembrados alguns momentos vividos durante a experiência de ministrar a disciplina “Vida Urbana” para o curso de Arquitetura e Urbanismo; da participação na elaboração do Plano Municipal de Habitação de Juiz de Fora, no âmbito do Centro de Pesquisas Sociais, entre 2006 e 2007; e no Escritório-Escola Itinerante, coordenado pela professora Letícia Zambrano.

O encontro segue até o dia 10 nas dependências da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e conta com oficinas, mesas de debates, conferências e outras atividades

Confira a programação completa da Semana de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFJF)