IMG-20180303-WA0024

Marcella Mascaro com os professores da banca examinadora, após a defesa da dissertação “Material Dourado e Tangram como aliados da prática docente.”  (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação de mestrado desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) propõe atividades com materiais considerados simples, mas ricos em possibilidades de aprendizado da matemática no ensino básico. A pesquisa foi realizada pela acadêmica Marcella Medeiros Mascaro, no Programa de Pós-Graduação em Matemática, com o intuito também de auxiliar os professores no planejamento e na didática da disciplina no dia a dia com os alunos na sala de aula.

Entre as intervenções possíveis, Marcella analisou a inserção de materiais manipuláveis que são facilmente encontrados nas escolas. Desta forma, buscou estabelecer uma relação entre as diferentes vertentes da matemática no ensino básico. Utilizando um quebra cabeça chinês denominado Tangram e o chamado Material Dourado, que é utilizado para o ensino do sistema de numeração decimal-posicional e de métodos para trabalhar com algoritmos, a pesquisadora encontrou uma alternativa de tornar as aulas mais lúdicas e enriquecedoras: “não imaginava, anteriormente, a gama de atividades que podem ser elaboradas com o Material Dourado e o Tangram. Materiais simples, que podem ser encontrados dentro da própria escola, e são de grande valia para nos auxiliar em sala de aula.”

As razões que motivaram a mestranda a investigar a temática são relacionadas à rotina intensa dos educadores que, muitas vezes, não contam com recursos e infraestrutura suficiente para o uso de tecnologias avançadas, mas que querem inserir práticas diferenciadas e atrativas nas aulas. “Acredito que este trabalho sirva como um importante auxiliador para professores que desejam enriquecer suas aulas de Matemática, mas que talvez não disponham de tempo, material ou verba suficiente para isso. E sabemos que, infelizmente, essa é uma realidade que afeta grande parte do nosso país”, relata Marcella.

Como base teórica de análise a acadêmica se pautou na História da Matemática, a partir dos trabalhos de Howard Eves e Carl Benjamin Boyer, e da Legislação Educacional vigente no Brasil, avaliando os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e a Base Nacional Comum Curricular. Ela ressalta, ainda, que a próxima fase do estudo é promover o teste dessas propostas sugeridas na pesquisa com os estudantes: “O próximo passo é colocar em prática as atividades que proponho neste trabalho, e realizar a análise dos resultados obtidos, verificando se os objetivos esperados serão mesmo alcançados. Sabemos que o trabalho investigativo do professor jamais deve cessar.”

O professor orientador do estudo, Sandro Rodrigues Mazorche, afirma que a pesquisa contribui para o aprendizado e  a reinvenção de materiais já conhecidos na prática docente, além de ser um conteúdo de referência para os graduandos em licenciatura em matemática da Universidade. “A dissertação influencia socialmente por apontar novas abordagens no ensino de matemática nos anos iniciais de aprendizagem, permitindo fazer uma angulação do conteúdo matemático de forma a não necessitarmos exclusivamente de materiais muito complexos para enriquecer as aulas e, assim, fazer algo diferenciado e esclarecedor para os estudantes do ensino fundamental. O Material Dourado e o Tangram podem parecer objetos rudimentares, mas, se bem explorados, muito nos auxiliam nesta caminhada de magistério.”

Contatos:
Marcella Medeiros Mascaro (mestranda)
marcellamedeirosm@hotmail.com

Sandro Rodrigues Mazorche (orientador – UFJF)
sandro.mazorche@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Sandro Rodrigues Mazorche (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Nelson Dantas Louza Junior (UFJF)
Prof. Dr. Dênis Emanuel da Costa Vargas (IF Sudeste – MG)

Outras informações: (32) 2102 – 3328 – Programa de Pós-Graduação em Matemática