Dois processos eleitorais para a formação de conselhos serão realizados pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As ações são para compor o Conselho Editorial da Editora da UFJF e o Conselho Acadêmico do Núcleo de Integração Acadêmica para a Sustentabilidade Socioambiental (Niassa). A primeira etapa do processo seletivo consiste em candidatura online pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) e ocorre entre os dias 7 e 11 de maio, das 8h às 23h. Já a segunda etapa, que consiste em eleição e votação, segue de 14 a 18 de maio, no mesmo horário e também pelo Siga.

O Conselho Editorial da Editora é formado por docentes permanentes doutores ou de reconhecido saber da UFJF, com mandato de dois anos. Para integrar o conselho serão selecionados oito titulares e seus suplentes representantes das grandes áreas de conhecimento da Universidade. A aprovação das publicações e a definição da política editorial são atribuições do conselho.

Sendo formado pela primeira vez na Universidade, o Niassa será gerido por um conselho com a função de coordenar as atividades acadêmicas do núcleo durante um mandato de dois anos. O quadro será composto por sete docentes da UFJF, sendo um membro indicado pela Pró-reitoria de Infraestrutura, um membro indicado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, dois membros indicados pelo Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa e três escolhidos por meio de processo eleitoral. O objetivo do Niassa é promover a integração transdisciplinar nas áreas das ciências ambientais, sociais, de saúde humana e animal, e ciências tecnológicas, a partir do fomento de pesquisa, tecnologia, ensino e extensão.

De acordo com a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, a criação e a manutenção desses conselhos são indispensáveis, uma vez que “têm a função de gerir as atividades da Universidade por meio de participação ativa e democrática de seus membros”. Mônica enfatiza ainda que, “por meio da dinâmica de eleição, a comunidade acadêmica tem a chance de conhecer e apoiar esses setores”.

Outras informações: (32) 2102-3780 – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF