fsfs

Sessões terão também mesa de debate com especialistas sobre os temas apresentados (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O Colégio de Aplicação João XXIII, em parceria com a Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), inicia, nesta sexta-feira, às 18h, o projeto de extensão ”Interfaces com o cinema na superação de barreiras à inclusão em educação”, com a exibição de filmes acompanhados de uma mesa de debates com especialistas sobre o tema.

O projeto tem a proposta de sensibilizar a comunidade em relação à necessidade de uma educação mais inclusiva e vai utilizar filmes que debatem o tema para introduzir o assunto para pais, estudantes, funcionários do colégio e profissionais da área de educação.

Nesta primeira sexta-feira, será exibido o filme italiano “Vermelho Como o Céu”, que conta a história de um garoto, que perdeu a visão após um acidente e que foi recusado por uma escola tradicional. Posteriormente, ele é enviado a um instituto para deficientes, onde descobre um toca-fitas que pode dar asas ao seu espírito criativo.

Os desafios da educação inclusiva para alunos com deficiência visual será o ponto de partida da roda de discussão das professoras Mylene Santiago (Faced), Regina Barra e Letícia Cristina Pereira ( ambas do Colégio de Aplicação João XXIII), que vão debater o tema após a exibição do filme.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas online, pelo e-mail extensaointerfacescomcinema@gmail.com, ou na hora, na Secretaria do Colégio, onde o filme será exibido, na Rua Visconde de Mauá, 300, no Bairro Santa Helena.