(Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Marise Mendes (ao microfone) assume pela terceira vez a direção, tendo como vice Nilson Alvarenga (à direita na foto), com desafios da gestão do novo prédio e novo curso, além da perspectiva de aprovação do doutorado (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Os professores Marise Mendes e Nilson Alvarenga assumiram a direção da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em cerimônia de posse, nesta quarta-feira, 2, no auditório do prédio da Faculdade de Comunicação da UFJF.

Marise, que já foi diretora durante duas gestões, relembrou ter passado por vários desafios à frente da Facom, mas destacou novas perspectivas para a nova gestão. “Agora temos o novo prédio da Faculdade, o curso novo de Rádio, TV e Internet, além da perspectiva da criação do nosso curso de doutorado”, observou.

O vice-diretor, Nilson Alvarenga, ressaltou que assumir o cargo simboliza um processo de aprendizado. “Acredito muito nas premissas que estão envolvidas no trabalho da professora Marise, que é de democratizar todas as nossas decisões aqui na faculdade. Estamos em fase de implementação do novo currículo do curso de Jornalismo e do curso de Rádio, TV e Internet e vamos priorizar essas novas demandas”.

O ex-diretor da Facom, Jorge Felz, avaliou positivamente o período em que esteve à frente da Faculdade, entre 2014 e 2018. “A partir de 2016 quando a Universidade começou a se estabilizar, conseguimos fazer os projetos que a gente precisava fazer. Do ponto de vista da Faculdade, a gente tinha algumas tarefas a serem cumpridas, como a departamentação, a entrada do currículo novo do curso de jornalismo, o início do curso novo de Rádio, TV e Internet e o prédio novo. As tarefas necessárias foram cumpridas.”

Em seu discurso, a vice-reitora Girlene Silva parabenizou a gestão empossada e falou sobre os desafios das universidades públicas diante dos cortes no financiamento do ensino superior. “Nos últimos dois anos fizemos um esforço coletivo para nos possibilitar não só o equilíbrio financeiro, mas também avanços em espaços democráticos da UFJF, que acreditávamos precisavam ser reativados e reavivados”.

Os empossados
Marise Pimentel Mendes possui graduação em Comunicação Social (1989) e mestrado em Letras (1995), ambos pela UFJF, e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2002. É professora adjunta da UFJF. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Outras Práticas Semióticas, atuando principalmente nos seguintes temas: espetáculo teatral, atuação dramática, comunicação, teatro universitário e publicidade.

Nilson Assunção Alvarenga possui graduação em Comunicação Social pela UFJF (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1999, e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2003. É professor adjunto e pesquisador colaborador da UFJF. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, imagem, cinema digital, vanguardas e cinema brasileiro.

Outras informações 
(32) 2102-3602 – Faculdade de Comunicação