(Foto: Divulgação)

Enredo aborda poluição e seus efeitos e chama atenção para a importância da preservação do meio ambiente (Foto: Divulgação)

As aventuras de um rio que nasce e percorre um longo caminho até chegar ao oceano são o tema da peça “O Rio Que Queria Ser Mar”, do Grupo Divulgação. Com texto e direção de José Luiz Ribeiro, o espetáculo estreia nesta sexta-feira, 27, às 20h30, no Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e cumpre temporada até o dia 1º de julho, com apresentações aos sábados e domingos, sempre às 16h45. Reservas podem ser feitas pelo telefone 3215-3850.

Consciência ambiental
A história começa quando Eólio, o vento, recebe uma missão de Netuno, o deus dos mares. Junto com suas nuvens, o vento deve proteger, em sua caminhada até chegar ao mar, um rio novo que vai nascer. Assim que a tarefa é apresentada, somos redirecionados ao alto de uma montanha. Três irmãos estão no local para fazer cumprir a profecia da avó deles. O trio se instala no local e o Rio Verde nasce.

A partir daí começa a trajetória do curso d’água, que passa por um processo de amadurecimento e por diversos acontecimentos ao longo de sua jornada. Orientado pelo Canário, um dos seres da natureza com quem interage, as águas do rio se encontram com as de outro, o Rio Vermelho. Enquanto o Rio Verde tem essa cor por ser puro e intocado pelo homem, o novo parceiro já sofreu com a queda de barrancos em seu leito.

(Foto: Divulgação)

No palco, Victor Dousseau. Lucas Lima, Rodrigo Luiz e Franklin Ribeiro protagonizam a história, acompanhados de grande elenco. A direção é de José Luiz Ribeiro (Foto: Divulgação)

Feliz por encontrar companhia, o Rio Verde segue seu destino. Mas finalmente ele chega à cidade grande e, primeiramente não percebe os efeitos que a poluição causa em suas águas. A situação fica ainda mais complicada quando uma lama tóxica invade os dois rios, deixando-os doentes. Os guardiões do Rio Verde terão que entrar em ação para salvar as águas.

Com um enredo que aborda a poluição e seus efeitos, o texto procura levar ao público infantil, a importância de preservar o meio ambiente. Além disso, a história chama atenção para problemas recentes, como o rompimento da barragem de Mariana e os danos causados pela chegada dos rejeitos ao Rio Doce e a epidemia de febre amarela.

No palco, o Rio Verde é interpretado por Victor Dousseau. Lucas Lima faz o papel do Rio Vermelho, Rodrigo Luiz é Eólio e Franklin Ribeiro atua como Netuno. O elenco conta ainda com os atores Alícia Bretas, Bruno Crispi, Carol Poncinelli, Cássia Girardi, Conrado Braga, Dowglas Mota, Geovana Santiago, Leandro Presto, Paula Landim, Rachel Alexandre, Renan Sousa,  Sylvia Lopes e Tainá Varandas. Na sonoplastia, Igor Santos, e na iluminotécnica, José Luiz Ribeiro. A preparação vocal do elenco é feita por Bruno Crispi e José Luiz Ribeiro.

Teatro infantil
O Grupo Divulgação (GD), em seus 52 anos de trajetória, encenou clássicos da dramaturgia universal e também interpretou textos de importantes autores brasileiros. Além do público adulto, o grupo se dedicou e ainda dedica às montagens destinadas ao público infantil. Desde 1973, quando foi criado o Departamento de Teatro Infantil, o GD apresenta espetáculos que interagem com o universo das crianças, através dos cenários, dos figurinos e das músicas, como também pela mensagem transmitida nas apresentações.

Já são mais de 40 anos de dedicação aos espetáculos infantis. Nesta caminhada, o GD interpretou textos de importantes autores como Maria Clara Machado e Walmir Ayala, e, também buscou uma dramaturgia própria que dialogasse com o universo infantil e a realidade social, através das dezenas de textos assinados pelo dramaturgo e diretor José Luiz Ribeiro. Com esse trabalho, ao longo dos anos, o GD forma gerações de público, e o ciclo se completa: as crianças se tornam adultas e trazem seus filhos para o teatro.

Serviço
Local: Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora/MG
Evento: “O Rio Que Queria Ser Mar”
Dias: de 27 de abril até 1º de julho, aos sábados e domingos, às 16h45
Telefone: (32) 3215-3850
Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)