Berta Granja fez palestra na Faculdade de Serviço Social e também foi  recebida pela diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Berta Granja fez palestra na Faculdade de Serviço Social e também foi recebida pela diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

“É importante conhecer outras culturas, formações diferentes e realidades locais. Tudo que traz diversidade enriquece”. Esses foram alguns pontos destacados pela professora e diretora de Relações do Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP-Portugal), Berta Granja, em entrevista ao portal da UFJF, durante visita à Diretoria de Relações Internacionais. A professora esteve presente no evento desta quarta-feira, 25, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que busca fortalecer as relações entre Brasil e Portugal.

De acordo com Berta, uma das maneiras de fortalecer e encurtar o relacionamento entre as instituições é através do intercâmbio. Ela ressaltou os benefícios aos estudantes de buscar o contato com outras culturas. “A importância vem do conhecer as formações dos diferentes países, os problemas, as realidades locais, as práticas profissionais nos diferentes contextos. Isso é algo absolutamente fundamental para o ensino superior.”

A professora comentou também sobre o protocolo de convênio que o ISSSP tem com a UFJF. Segundo ela, a partir da criação desse laço, um dos objetivos é aumentar a integração e a diversidade cultural. “Essa relação possibilita projetos de investigação, de extensão e relacionados com as mobilidades no âmbito da própria União Europeia, que estimula e favorece esses intercâmbios com países que não são europeus.”

A relação entre a Faculdade de Serviço Social da UFJF e do Porto já é algo que vem sendo trabalhado nos últimos anos. Para a professora, o intuito agora é o de fortalecimento, que vem através dessas interações que estimulam a universalização. Essa foi a proposta do evento realizado nesta quarta na UFJF. Berta frisa que, no ensino universitário, a internacionalização do aprendizado e da investigação é de grande importância para os estudantes.

Palestra
No evento, a professora ministrou a palestra “Política Social e Serviço Social na Realidade de Portugal”. Berta pôde abordar o campo da habitação social, da política desta habitação em Portugal e do processo de reabilitação e do acompanhamento social das pessoas. De acordo com ela, é fundamental o alargamento do conhecimento e a existência de uma troca mútua. “É uma forma dos alunos daqui conhecerem nossa realidade. É importante para nós também falarmos sobre elas e conhecermos a realidade brasileira. Assim, podemos proporcionar um debate e buscamos uma melhoria a partir dos problemas que são expostos de ambos os lados”.

(32) 2102-3569/ 3561 – Faculdade de Serviço Social-UFJF