Nesta quarta-feira, 25, a professora e pesquisadora do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Edelvais Keller, vai ministrar a palestra “Saúde Mental e Trabalho: Promoção da Saúde e Bem-Estar”, no Centro de Vigilância em Saúde de Juiz de Fora. O evento é promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e integra a campanha Abril Verde, realizada em razão do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para este sábado, 28. A expectativa é reunir profissionais de toda a área de abrangência do órgão, que atende 107 municípios.

Para Edelvais, é importante provocar reflexões sobre o tema, estimulando a prevenção de problemas mentais e suicídio relacionado à atividade laboral, ao contexto do trabalho e até mesmo no local do trabalho. “Uma das causas desse adoecimento, que não é exclusividade do Brasil, é o assédio moral – tanto interpessoal, quanto organizacional. O primeiro é mais direto, vítima e agressor. Já o segundo é quando a organização tem políticas sutis ou até evidentes de humilhação e pressão, atuando de forma coercitiva e com abuso de poder sobre os colaboradores, em função da busca pelo aumento da produtividade”.

Ainda segundo a docente, a proposta é chamar atenção para esse fenômeno crescente e, por vezes, invisível, pois a vítima enxerga como algo natural, do trabalho. “Ao mesmo tempo, os gestores também acham que suas posturas são sempre corretas e isso está adoecendo as pessoas no trabalho.”

Projeto de Extensão

Desde 2017, a professora Edelvais coordena um projeto de Extensão junto ao Cerest, focado no desenvolvimento de atividades visando a melhorias no ambiente laboral. “Nossa abordagem se concentra na psicodinâmica do trabalho, um conjunto de técnicas de meditação mindfulness (quando o indivíduo autorregula sua atenção para a experiência que está vivendo no momento em questão) com os próprios trabalhadores do Cerest”, pontua ela.

Atualmente, o projeto conta com duas estagiárias, que são estudantes de Psicologia da UFJF e duas bolsistas, uma estudante de Serviço Social e outra também de Psicologia. Na avaliação da professora, que orienta o grupo, há benefícios tanto para os responsáveis pela intervenção, quanto para quem a recebe. “O Cerest é composto por uma equipe multiprofissional e, naturalmente, é um trabalho desafiador mantê-la integrada. Porém, estamos percebendo que os colaboradores estão se sentindo mais empoderados e à vontade para estabelecer uma relação de ajuda. É uma experiência muito agradável para todos nós”.

Programação

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho tem origem no movimento sindical canadense, que estabeleceu a data em razão de um acidente, que vitimou 78 trabalhadores de uma mina nos Estados Unidos, em 1969. Desde 2003, a OIT, por sua vez, relembra o dia para refletir sobre a saúde e as condições de segurança de trabalhadores nos mais diversos segmentos. Já no Brasil, a data foi instituída em maio de 2005, pela Lei nº 11.121.

Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela OIT, revelam que, a cada quatro horas e meia, morre um trabalhador vítima de acidente de trabalho no país. O evento desta quarta-feira, que discutirá essa e outras questões, acontecerá a partir das 14h, no auditório do Centro de Vigilância em Saúde,  localizado na Avenida dos Andradas, número 523. A programação também prevê a apresentação do Projeto Abril Verde pelo procurador do MPT, Hudson Machado Guimarães.

Outras informações: (32) 3690-7511 / dsat@pjf.mg.gov.br (Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Cerest)

(32) 2102-3117 (Departamento de Psicologia da UFJF)