WhatsApp Image 2018-03-21 at 11.01.31

Da esquerda para a direita: professor Júlio Cesar Andrade de Abreu; professor Ângelo Brigato Ésther; mestranda Ana Paula Gonçalves Doro; professor Virgílio Cezar da Silva e Oliveira e professor Victor Cláudio Paradela Ferreira, após a banca realizada no dia 21 de março (foto: arquivo pessoal)

A primeira dissertação defendida no mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Administração, da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizou um diagnóstico das demandas de organizações do terceiro setor e mostrou como pessoas com formação na área poderiam contribuir na gestão dessas instituições.

A pesquisa foi desenvolvida pela acadêmica Ana Paula Gonçalves Doro. Ela explica que os profissionais de administração podem atuar, por exemplo, “nos processos de captação de recursos  das doações feitas por pessoas físicas, na gestão dos voluntários e na prestação de contas. Porque as instituições do terceiro setor precisam ser sempre transparentes sobre os gastos.”

A pesquisadora ainda destaca a importância dos estudantes e dos centros acadêmicos de ensino darem atenção às organizações da sociedade civil de interesse público, que possuem grande impacto social. “As pessoas quando saem da faculdade correm atrás da imediata empregabilidade. No entanto, precisamos de capacitação e profissionais voltados para a administração de instituições do terceiro setor. Essas instituições têm grande importância, porque contribuem para sociedade e, além disso, geram vagas de emprego”, avalia.

O professor orientador, Virgílio Cézar da Silva e Oliveira, reforça a importância da preparação voltada para o terceiro setor. “Esse contraponto é relevante, pois evidenciou que a esfera pública não-estatal (o terceiro setor) é contemplada superficialmente em atividades intraclasse e extraclasse nas instituições de ensino.”

A primeira pesquisa

O professor Virgílio ressalta, ainda, a experiência da inauguração do PPGA. “Tem sido uma experiência muito gratificante. Sou egresso da FACC (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis), a Ana Paula também, e esse fato amplia nosso orgulho. O mestrado reflete a evolução da faculdade, assim como o comprometimento de docentes, discentes, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados. Ele tem o potencial de torná-la um centro pujante de construção de conhecimento em gestão.” Já Ana Paula mostrou-se emocionada com a menção honrosa recebida por ter realizado a primeira pesquisa. “Foi um trabalho muito bem orientado.”

Contatos:
Ana Paula Gonçalves Dora (mestranda)
anapdoro@gmail.com

Virgílio Cézar da Silva e Oliveira (orientador – UFJF)
virgilio.oliveira@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Virgílio Cezar da Silveira e Oliveira – Orientador (UFJF)
Prof. Dr. Victor Cláudio Paradela Ferreira – Co-orientador (UFJF)
Prof. Dr. Ângelo Brigato Ésther (UFJF)
Prof. Dr. Júlio Cesar Andrade de Abreu (UFF)

Outras informações: (32) 2102-3521 – Programa de Pós-Graduação em Administração