Rinobot (Foto: Gshow)

Na competição, os robôs devem jogar de forma autônoma, sem qualquer interferência humana (Foto: Gshow)

A Rinobot, equipe de competição de Robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é uma das 24 equipes classificadas em todo o mundo para competir na RoboCup 2018, a copa mundial de robôs, que acontecerá em Montreal, no Canadá, entre 16 e 22 de junho. Em novembro do ano passado, a equipe alcançou o primeiro lugar na Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, na categoria e Standard Platform League (SPL) e na liga mista.

A Federação RoboCup é uma iniciativa científica internacional que conta com a participação de quatro mil pessoas de 35 países e um total de cinco mil robôs. A associação busca reunir pesquisadores do assunto para discutir e avançar o estado da arte dos robôs inteligentes. A meta é constituir, até o ano de 2050, um time de andróides com habilidades suficientemente desenvolvidas para enfrentar os campeões da Copa do Mundo.

A competição de maior interesse para a equipe Rinobot é a SPL, que consiste em jogar futebol com seis máquinas humanóides, utilizando o robô NAO da empresa Aldebaran Robotics. Os robôs devem jogar de forma autônoma, isto é, sem qualquer interferência humana durante a disputa. Para isso, a Rinobot conta com um setor que desenvolve atividades direcionadas para esse objetivo. São 17 membros que trabalham especificamente na categoria SPL em três diferentes área: visão computacional, estratégia e controle. Em parceria com a equipe UnBeatables, da Universidade de Brasília (UnB), disputa também a categoria mista, na qual duas equipes se unem em um mesmo time para uma maior integração e troca de conhecimentos.

Em novembro de 2017, a Rinobot estreou na Standard Platform League (SPL) Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, alcançando o primeiro lugar da categoria, o que a classificou para o mundia no Canadá. Para isso, é necessário que, no mínimo, cinco  pessoas consigam ir à RoboCup2018, juntamente com os cinco robôs que participarão da disputa. Devido ao alto custo, o grupo está em busca de patrocínios.

O estudante de Engenharia Elétrica e membro da equipe, Afonso da Fonseca Braga comenta a participação da UFJF na RoboCup 2018 com entusiasmo. “Estamos com muita expectativa. Mesmo sendo uma equipe relativamente nova já tivemos resultados bastante positivos em todas as linhas de pesquisa que desenvolvemos e nas competições que participamos. Vamos enfrentar equipes mais experientes mas estamos otimistas com relação à competição e ansiosos pela experiência, como um todo.”

Fundada em maio de 2016 com o objetivo de competir em torneios de robótica, a Rinobot conta com 80 membros de mais de 20 cursos da UFJF. A equipe busca disseminar o estudo da robótica em escolas de ensino médio e fundamental de Juiz de Fora e região, além de fazer uma aproximação com instituições de ensino, empresas, professores e estudantes que se interessam pela pesquisa e pelo desenvolvimento tecnológico.

Outras informações: (32) 2102-3402 (Faculdade de Engenharia-UFJF)