Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) (Foto: Twin Alvarenga)

A programação do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) prossegue até quinta-feira, dia 19 (Foto: Twin Alvarenga)

Com o objetivo de discutir os desafios históricos na prestação da assistência estudantil, a terceira mesa temática do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) teve como tema: “30 anos do Fonaprace e o olhar histórico sobre a assistência estudantil”. O debate ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 18, no anfiteatro das Pró-Reitorias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A mesa contou com a mediação do pró-reitor de Assistência Estudantil da UFJF, Marcos Freitas, e com a participação das assistentes sociais Maria de Fátima Oliveira, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); e Claudia Macedo, da Universidade Federal Fluminense (UFF); que discursaram sobre a história do Fonaprace, passando pelo início da política assistencial e traçando um paralelo entre a trajetória do evento durante os 30 anos de realização e a situação atual da assistência estudantil.

Promovendo a reflexão sobre os desafios enfrentados historicamente pelo próprio Fonaprace, os assuntos tratados pela mesa foram destacados pela assistente social Claudia Macedo. “Vamos fazer uma retrospectiva sobre nossa história de avanços e retrocessos. Mas, hoje, nós avançamos e não podemos retroceder, precisamos resistir. Então a ideia é olhar o histórico do Fonaprace para servir de exemplo para nossa caminhada.”

A participante vinda da UFF, que participa do Fórum desde 2006, ressaltou a troca de experiências entre pró-reitores de diferentes universidades, mas que enfrentam problemas comuns à assistência estudantil. “Olhando as experiências dos nossos pares, nós conseguimos nos fortalecer, pois, como acadêmicos, enfrentamos problemas bem parecidos. Então, o Fórum é importante para que ocorra essa troca de conhecimento, principalmente, no contexto atual.”

Durante a mediação, o pró-reitor Marcos Freitas destacou a importância de se ter o encontro no contexto atual de dificuldades na prestação da assistência estudantil. “Ter o Fonaprace na UFJF em um momento de recessão como o que vivemos é fundamental. Dá luz a uma discussão tão importante, que é a necessidade de criar mecanismos de acolhimento e criar mecanismos de dar voz ao estudante para que as ações de assistência estudantil possam ser valorizadas e ampliadas.”

O Fonaprace iniciou-se na terça-feira. Ele segue acontecendo durante esta quarta-feira e termina na manhã de quinta-feira.

Confira a programação

Outras informações: (32) 2102-3777 (Pró-reitoria de Assistência Estudantil)