(Foto: Dep. Neusa Cadore on VisualHunt.com)

Professor foi referência para a formação e desenvolvimento da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF e de outras universidades (Foto: Dep. Neusa Cadore on VisualHunt.com)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lamenta a morte do economista, sociólogo e professor Paul Singer. Principal ideólogo da economia solidária no Brasil, Singer foi um dos responsáveis pela criação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade de São Paulo (USP) e de outras universidades brasileiras, sendo referência para a formação e desenvolvimento da ITCP da UFJF, em 1998.

O professor assumiu, em 2013, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) durante as gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, comandando a pasta até 2016, quando a mesma foi extinta. Singer deixa um extenso e importante legado como intelectual e militante do trabalho autogestionário e da economia solidária.

Nascido na Áustria, em 1938 , obteve a cidadania brasileira em 1954. Estudou economia na Universidade de São Paulo (USP), onde, em 1960, iniciou sua atividade como docente. Em 1966, Singer obteve o grau de doutor em Sociologia, com um estudo sobre desenvolvimento econômico.