Estão abertas as inscrições para o edital de bolsas referentes a três programas de iniciação científica: Bolsas de Iniciação Científica (BIC), Voluntário de Iniciação Científica (VIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O primeiro é financiado com recursos próprios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o último pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Uma das novidades do edital é o aumento, de aproximadamente 9%, da remuneração das bolsas – após a aprovação do Conselho Superior da UFJF, o valor passa de R$ 340 para R$ 370. O número de bolsas para o edital de Iniciação Científica também aumentou em 6%. Esse é, também, o primeiro edital divulgado após a aprovação da nova resolução de bolsas de Iniciação Científica pelo Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP) em junho de 2017 na qual para a realização da inscrição, até o dia 14 de maio, os professores orientadores devem possuir a titulação de doutor. As bolsas têm duração de doze meses, podendo ser solicitadas, no máximo, duas para cada projeto, sendo que cada orientador pode submeter no máximo 2 projetos.

Inscrição por faixas
“Há muito percebemos e discutimos o impacto e a importância, junto ao Fórum de Pesquisa, sobre a necessidade da criação de uma política que garanta a continuidade do ingresso de docentes a uma carreira acadêmica consolidada”, avalia a pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira. Ela se refere a uma das mudanças do edital – agora, as inscrições de projetos devem ser divididas em duas faixas: “A” (destinada à inscrição de orientadores com título de doutor obtido até o ano de 2009) ou “B” (para docentes titulados a partir de 2010).

Com base na análise dos resultados da distribuição de bolsas dos anos anteriores, e de modo a preservar a quantidade de bolsas distribuídas entre os docentes enquadrados na faixa “A”, o número total de bolsas BIC será dividido igualmente entre ambas as faixas. “Dois pontos principais são atendidos com esse novo formato: o recrutamento de novos professores enquanto orientadores de iniciação científica, especialmente tendo em vista que a UFJF passou, recentemente, por uma renovação no seu quadro de docentes; e o atendimento das demandas dos docentes do campus avançado de Governador Valadares, levando em conta suas formações mais recentes.”

Confira as datas relativas ao edital:

Abertura das inscrições

16 de abril

Encerramento das inscrições

14 de maio

Divulgação das planilhas de pontuação

25 de junho

Período de recurso

26 à 27 de junho

Resultado dos recursos e classificação final

9 de julho

Confira o edital