A exposição (Foto: Franciane Lúcia)

A mostra reúne peças que representam diferentes etnias indígenas brasileiras (Foto: Franciane Lúcia)

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado no próximo dia 19, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), exibe a mostra “Dia de Índio”, reunindo peças que representam diferentes etnias indígenas brasileiras. A mostra permanece em cartaz até 4 de maio, e as visitas podem ser feitas de segunda-feira a domingo, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

Herança ancestral

Buscando valorizar as diferentes culturas indígenas, a exposição “Dia de Índio” reúne peças confeccionadas por diferentes tribos, como os Krenak, Rickbatsa, Pataxó e Tapirapé. A conexão dos povos indígenas com a Mãe Terra é ancestral. Ao observarmos seus objetos ritualísticos, e até mesmo seus utilitários, sentimos um pouco da sintonia desses povos com seu ecossistema.

O público poderá conferir peças como o “pau de chuva”. Utilizado em cerimônias religiosas dedicadas aos deuses da chuva ou na prática de rituais xamânicos, é feito com galhos de embaúba, sementes e fibra vegetal. A mostra ainda conta com réplica de uma urna funerária, proveniente do Estado do Amazonas, e peças de cerâmica marajoara. Além de vários adereços e flechas.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)