Crianças em situação de vulnerabilidade social são inseridas ao universo do Judô por meio do projeto “Ensino de Luta para a Cidadania”, desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF). Prestes a completar cinco anos de existência, a iniciativa já atingiu 200 crianças e, neste domingo, 11 delas competem no III Festival de Judô que acontece nas instalações da Faculdade.

Sob a orientação da coordenadora do projeto e tutora do PET Ludmila Nunes Mourão, graduandos do curso de Educação Física realizam treinos de Judô juntamente as crianças do Instituto Jesus. A instituição filantrópica, sem fins lucrativos, atende crianças e adolescentes de Juiz de Fora e funciona como um contraturno para a escola.

Os participantes têm entre 8 e 14 anos e fazem as aulas de Judô durante seu tempo no Instituto. A coordenadora do Instituto Jesus, Norma Sueli conta que o projeto foi bem recebido desde o início. “As crianças têm vontade de participar e demonstram muito interesse. O judô trabalha a disciplina e organização de uma forma divertida, elas adoram.”

O aluno do curso de Educação Física e integrante do PET Lucas Faria participa do projeto há quatro anos e relata que tem sido uma experiência única. “Eu nunca havia tido a chance de trabalhar com crianças e, apesar de ser um desafio, é muito engrandecedor ter contato com realidades diferentes da nossa e utilizar o esporte como ferramenta de transformação.” Além de levar o esporte às crianças, o projeto também faz medidas, como peso e altura, para avaliação e acompanhamento dos alunos. Essas informações são trabalhadas e resultam em trabalhos publicados em congressos e revistas científicas da área.

Neste domingo acontece a primeira competição oficial em que os integrantes do projeto participarão. O III Festival de Judô – do infantil ao sub 15 – vai reunir crianças de academias e projeto sociais de Juiz de Fora para que possam competir em diferentes categorias. A aluna do curso de Educação Física e participante do projeto Roberta Belligoli está animada com o evento. “É bacana que eles participem da competição para que tenham a experiência da vitória e da derrota e saibam lidar com ambos os cenários. No contexto do esporte, é importante que eles vivenciem isso.”

O evento ocorre às 8h deste domingo, dia 15, na Faculdade de Educação Física e Desportos, no campus da UFJF.

Mais informações: PET FAEFID