(Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Vice-reitora Girlene Silva, que foi diretora da Faculdade entre 2010 e 2014, falou oficialmente pela administração superior parabenizando os professores que assumem, Marcelo Alves e Delmar Teixeira, e o trabalho realizado pela gestão que deixa a direção (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A nova diretoria da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tomou posse nesta segunda-feira, 9. Os professores Marcelo da Silva Alves e Delmar Teixeira Gomes assumiram como diretor e vice, respectivamente. A nova gestão substitui o mandato das professoras Denise Friedrich e Zuleyce Maria Pacheco. O evento contou com a presença do reitor Marcus David, da vice-reitora Girlene Silva, além de pró-reitores e professores da unidade acadêmica.

O novo diretor, Marcelo Alves, mencionou a integração de pessoas e de departamentos como um dos maiores desafios para a sua gestão. De acordo com Alves, o trabalho coletivo é essencial e o objetivo é valorizar a inserção e a participação democrática de todos que estão envolvidos com a faculdade. Para que seja possível, Alves ressaltou a importância de se fortalecer a comunicação dentro da unidade acadêmica, principalmente entre estudantes e direção. “Vamos criar um laço e fazer com que a porta esteja aberta para a inclusão das pessoas. A direção será representativa e as decisões serão compartilhadas.”

Além disso, Alves ressaltou as conquistas das gestões anteriores e a importância da continuidade do trabalho. O professor comentou também sobre a relevância da Faculdade na sociedade e a necessidade de um resgate histórico através de um memorial. “Nós temos que ser os sujeitos políticos protagonistas da história da Enfermagem na nossa cidade. Esse protagonismo sócio-histórico vai demarcar para nós o futuro e onde queremos chegar”, declarou.

O reitor Marcus David cedeu a fala oficial para a vice-reitora, Girlene Silva, diretora da faculdade de Enfermagem entre 2010 e 2014, que relatou o trabalho realizado pela reitoria da Universidade e os desafios que vêm sendo cumpridos, mesmo com as crises enfrentadas pelas instituições públicas de ensino. Segundo ela, independente da perspectiva política, a UFJF tem se unido em defesa do ensino público de qualidade.

A vice-reitora ressaltou o papel fundamental da Universidade em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). “Militamos cotidianamente nesse campo e, considerando a quantidade de profissionais que formamos no campo da saúde, essa é uma pauta que diz muito para a UFJF”. Por fim, Girlene parabenizou a nova direção e agradeceu a antiga gestão por cumprir o desafio de dirigir a unidade acadêmica em um período conjuntural complexo.

A ex-diretora Denise Friedrich comentou sobre o desafio de gerir a Faculdade de Enfermagem e da tarefa de estruturalização após a saída das faculdades de Fisioterapia e Medicina do Centro de Ciências da Saúde. “Tivemos a tarefa de organizar e colocar tudo em ordem. A infraestrutura é uma questão importante para desenvolver a graduação, a pós-graduação e atender a estudantes e profissionais”. Denise encerrou a carreira como professora e se emocionou ao relembrar de sua trajetória na UFJF.

Outras informações
(32) 2102-3821 – Faculdade de Enfermagem