Jogadores do Sub-17 comemoram o gol (Foto: Caroline Delgado)

O UFJF/Asepel estreou com duas vitórias contra o Bangu de Congonhas, em partidas válidas pelas categorias Sub-15 e Sub-17 do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Os confrontos marcaram o início da equipe na competição e foram disputados, neste sábado, 7, no Estádio Radialista Mário Helênio. Os times fazem parte do projeto de extensão vinculado à Faculdade de Educação Física (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Futebol UFJF.

Na primeira partida do dia, o time Sub-15 venceu de virada o Bangu, por 2×1. Após sofrer um gol nos primeiros minutos de jogo, o time da Universidade controlou a partida, obrigando o goleiro adversário a fazer pelo menos duas boas defesas. No segundo tempo, a equipe de Congonhas recuou ainda mais, e o time da UFJF empatou a partida, logo nos primeiros minutos, com um gol de cabeça de San. Mais tarde, Kaíque, de pênalti, virou a partida. “Os meninos estavam ansiosos para jogar no Estádio Radialista Mário Helênio e levamos um gol muito no início, dificultando psicologicamente a equipe. Com isso, não fizemos um bom primeiro tempo, apesar da maior posse de bola. No segundo, melhoramos muito. Conseguimos os dois gols e poderíamos ter marcado mais”, destacou o treinador da equipe, Thadeu Rodrigues.

"A cultura esportiva é capaz de transforma a vida deles", afirmou o coordenador do projeto, Marcelo Matta (Foto: Caroline Delgado)

“A cultura esportiva é capaz de transformar a vida deles”, afirmou o coordenador do projeto, Marcelo Matta (Foto: Caroline Delgado)

Já o time Sub-17, com um jogador a menos, fez um primeiro tempo truncado, sem gols. Poteriormente, a equipe superou suas próprias dificuldades e marcou duas vezes, no início do segundo tempo, com Victor Lana e Thiago. A empolgação não demorou muito tempo, já que a equipe visitante buscou o empate rapidamente com dois gols seguidos. Já no final da partida, Lucas Evaristo deu a vitória para o time da UFJF. “Nosso time começou muito ansioso, e a expulsão complicou nosso jogo. Apesar disso, o trabalho apareceu, pois a equipe soube se comportar com e sem bola. Tivemos uma grande superioridade no segundo tempo e conseguimos sair com a vitória”, explicou o treinador do Sub-17, Alex Nacif.

O projeto Futebol UFJF atende mais de 140 crianças de Juiz de Fora, com idades entre 11 e 17 anos. “Ao oferecer uma estrutura de treinos e competições, estamos auxiliando na formação desses meninos, pois essa cultura esportiva é capaz de transformar a vida deles. Com isso, a UFJF está cumprindo sua função pública com a sociedade”, aponta o coordenador do projeto, Marcelo Matta.

A próxima partida dos jovens da UFJF é contra o América TO, no próximo sábado, 14, em Teófilo Otoni.