Biotrote Solidário vai ajudar animais acolhidos pela Sociedade Juizforense de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente (Foto: Pedro Soares)

Estudantes e professores do Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promovem, até o dia 22 de abril, mais uma edição do Biotrote Solidário. A iniciativa, que também é coordenada pelo Diretório Acadêmico Beth Bessa, visa a arrecadar produtos de higiene animal, produtos de limpeza, ração para cães e gatos e brinquedos para os animais acolhidos pelo abrigo da Sociedade Juizforense de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente (SJPA). A entidade civil não possui fins lucrativos e há 27 anos atua apenas com a ajuda de voluntários e doações.

Segundo a presidente da atual gestão do Diretório e aluna do oitavo período integral do curso, Hagda Caetano de Oliveira, a proposta surgiu em 2015, como sugestão dos alunos que cursavam o segundo período e alternativa às antigas atividades de boas-vindas realizadas com os calouros. “O evento promove a integração entre eles com os veteranos, sendo um importante meio para promover a união no curso, além de ser uma ferramenta para ajudar causas importantes, conscientizar a comunidade acadêmica sobre a realidade fora da UFJF e uma forma de retorno da academia para com a sociedade”, afirma.

Embora a ação seja voltada para engajar os estudantes recém-chegados, qualquer pessoa pode doar, levando os donativos à sede do Diretório, na sala 5A do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – Anexo, ao lado da Faculdade de Letras, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A entrega do material arrecadado acontecerá no dia 22 de abril, às 10h, diretamente no abrigo da SPJA, localizado na BR 040 – KM 787. Ainda segundo Hagda, haverá também um mutirão para realizar a limpeza dos espaços do canil e do gatil, oportunidade aberta a todos os interessados em colaborar.

www.facebook.com/dacbioufjf/