O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR-UFJF) organiza evento na próxima quinta-feira, dia 5, em celebração a seus 25 anos. O curso de graduação em Ciências das Religiões – atual curso de Ciência da Religião – é o primeiro a ser oferecido gratuitamente no Brasil, tendo sua história iniciada no início da década de 1970, quando ainda era vinculado ao Departamento de Filosofia da UFJF. Em 1993, foi aberto o programa de mestrado e, em 2000, o doutorado em Ciência da Religião, sendo o primeiro programa de doutorado da Universidade. A ocasião será um momento de trocas e encontros entre novos e antigos alunos, professores e egressos.

A programação terá início às 18h30, com a recepção de alunas e alunos calouros. Às 19h, haverá a abertura do evento para o público geral, com homenagens aos professores Faustino Teixeira e Marcelo Camurça. Na sequência, o professor egresso da UFJF, Humberto Quaglio, ministrará a palestra “A ciência da religião, academia e secularismo”, abordando a relação entre a ciência da religião, entendida como uma busca e um conhecimento a respeito da religião como um fenômeno; a presença dessa ciência na academia científica como um todo; e a secularização como um processo de perda do poder institucional da religião sobre as instituições da vida moderna, como a arte, a ciência e a política.

Emerson Silveira, professor e coordenador do PPCIR, destaca a importância do evento para a história do Programa. “Comemorar significa memorar juntos. Vivemos em uma época em que as memórias são deixadas para trás. A pós-graduação tem sido apoiada de maneira incisiva pela atual gestão universitária e se expandiu de forma tão intensa que não podemos deixar essa data em branco. Os 25 anos do programa de pós-graduação é um marco. Fomos os primeiros da universidade. Então é importante que celebremos juntos a ocasião.”

O evento é gratuito e acontece no Anfiteatro I do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Outras informações: 2102-3116 – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião