A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, na próxima quinta-feira, dia 5, a deputada e ex-reitora da instituição, professora Margarida Salomão, para uma palestra sobre políticas educacionais, gestão pública e a conjuntura política atual. O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, é promovido pelo Centro Acadêmico (CA) de História e acontecerá no anfiteatro III do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

De acordo com o representante do CA em História e aluno do 4º período do curso, Igor da Silva Portela, o convite foi feito por ele diretamente à professora, após a participação dela em um evento em Leopoldina, cidade natal do estudante. “Por ser uma deputada federal, um das principais lideranças políticas da região na atualidade e ex-reitora da UFJF, poderá compartilhar uma experiência e uma perspectiva muito proveitosa conosco”, afirma.

O estudante avalia o cenário político que reflete na educação. “Diante do atual momento vivido pelo Brasil, no qual a educação pública sofre constantes ataques e considerando ainda que o curso de História tem, por essência, a tradição de formar profissionais para atuarem como professores, é fundamental estarmos em contato com pessoas que vivem e compreendem essa realidade”, conclui Portela.

Sobre a palestrante

Margarida Salomão é graduada em Letras pela UFJF, doutora e mestre em Linguística pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e também mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez estágio pós-doutorado na Universidade da Califórnia e exerceu o cargo de reitora da UFJF por dois mandatos consecutivos (1998 a 2006), aposentando-se em dezembro de 2012. Recebeu o título de professora emérita pela instituição, em 2016.

Outras informações:

Palestra “Margarida Salomão: Análise de Conjuntura e Políticas Públicas”

Centro Acadêmico de História da UFJF