segurança no trabalho

Evento acontece nos dias 4 e 5, no Instituto de Ciências Humanas (Imagem via VisualHunt.com)

A Apsi Consultoria, empresa júnior do curso de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza nesta quarta e quinta-feiras, 4 e 5, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), o VI Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (IV Epot). O evento, promovido anualmente pelos estudantes ligados à iniciativa empreendedora, visa debater temáticas pertinentes a esse campo das ciências humanas, dialogando com outras áreas e permitindo o estreitamento do contato dos alunos com o segmento em questão.

De acordo com a diretora-presidente da Apsi e estudante do curso de Psicologia, Amanda dos Santos, a empresa júnior já oferece serviços voltados para a gestão de pessoas, mas busca, por meio do encontro, trazer atualizações na área, com intuito de desenvolver cada vez mais quem trabalha ou pretende trabalhar nessa área. “Este ano, resolvemos trazer temas diversificados e mais abrangentes, tais como saúde mental e o trabalho; comunicação nas organizações; assédio moral; gerenciamento de tempo; e entrevista por competência”, pontua.

“Passamos boa parte das horas dos nossos dias no trabalho, nas organizações e as relações nas mesmas são estabelecidas de diferentes formas e muitas vezes podem ocorrer de formas que prejudicam a saúde, física ou mental, do trabalhador”, explica Amanda. “Dessa forma, a psicologia organizacional e do trabalho discute temas e estuda intervenções com intuito de analisar e propor soluções, visando a diminuição dos problemas relacionados à saúde, elevando a humanização dos processos e buscando a satisfação, desenvolvimento e aumento do desempenho do trabalhador”.

A abertura do VI Epot contará com a presença da integrante do Conselho Federal de Psicologia, Elizabeth de Lacerda Barbosa. Segundo a diretora-presidente da Apsi, a participação da profissional “trará ao evento respaldo do Conselho, uma vez que, atualmente, se confunde o trabalho do psicólogo com o de outras áreas; dando ênfase na Psicologia como ciência e profissão; demonstrando a seriedade e importância do Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, além de mostrar, mais uma vez, que o CFP está aberto aos profissionais e alunos de Psicologia”, afirma.

O evento é aberto a todos que tenham interesse nos temas, não importando sua formação ou instituição de ensino. Os interessados devem realizar sua inscrição pela internet ou pessoalmente, com um dos integrantes da Apsi Consultoria Jr., localizada no ICH da UFJF, bloco B, sala 06. Podem se inscrever graduandos, graduados e a comunidade externa. O investimento individual para o evento é de R$ 15,00, enquanto grupos com cinco integrantes pagam R$ 50 (R$ 10 para cada integrante). Para membros do Movimento Empresa Júnior (MEJ), o valor da inscrição é de R$ 10.

(32) 2102-3190 / eventos.apsiconsultoriajr@gmail.com (Apsi Consultoria Júnior)