Com o objetivo de promover o acesso à língua brasileira de sinais (Libras) na sociedade e fortalecer a relação entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e os bairros vizinhos ao campus, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) realiza, desde o último dia 19, o curso de Libras do programa Boa Vizinhança. A iniciativa beneficia diretamente 39 localidades no entorno a instituição em Juiz de Fora, listadas no Anexo I do edital, sendo destinada a pessoas de escola pública e que não estejam vinculadas em cursos de graduação ou pós-graduação da UFJF. Com duração de três semestres, o curso é dividido em três módulos, com carga horária de 60 horas cada um.

O programa Boa Vizinhança busca aproximar a Universidade de outros segmentos da sociedade, priorizando o trabalho com a comunidade dos bairros do entorno da instituição. Dentre as diversas atividades realizadas por meio de 20 projetos de extensão, com alocação de 39 bolsistas e 14 voluntários – selecionados entre os graduandos da UFJF – a iniciativa contempla o Boa Vizinhança Línguas, projeto que, até o ano passado, oferecia cursos de inglês e espanhol para 180 pessoas oriundas de escolas públicas e prioritariamente moradoras da região da Universidade. Com o lançamento do edital para o primeiro semestre deste ano, a oferta de cursos foi ampliada para seis línguas estrangeiras – Língua Inglesa, Espanhola, Francesa, Grega Clássica, Latina e Italiana.

“Essa ampliação só vem somar ao conjunto de línguas clássicas e modernas que já viabilizamos pelo Boa Vizinhança. Chegamos a um patamar muito importante no qual, as mesmas línguas oferecidas para a comunidade acadêmica, são igualmente disponibilizadas para a comunidade do entorno”, afirma a coordenadora de Ações de Extensão da Proex, Fernanda Souza. “Entendemos isso como uma promoção de direitos e de acesso da população aos conhecimentos que estão sendo debatidos aqui na Universidade, divulgando, entre a população, a crescente necessidade de conhecer a língua brasileira de sinais e possibilitando a interação com pessoas surdas por meio dela”, avalia.

Ensinar é preciso

Fernanda explica ainda que o curso promoverá o aprimoramento da troca de conhecimento e informação com pessoas surdas, melhorando a interação delas com as demais. “Consequentemente, promovemos a inclusão daqueles que já frequentam o ambiente acadêmico e dos que moram nos arredores. Além disso, a oportunidade também serve para aqueles que têm curiosidade de conhecer a Libras, embora não tenham necessidade imediata de aprender. Entretanto, é importante destacar que deve ser uma necessidade de todos nós. É imprescindível termos, pelo menos, a capacidade de interagir com todos aqueles com quem a gente possa vir a conviver. Essa habilidade precisa ser difundida cada vez mais”, reforça.

Com uma bagagem de 12 anos de experiência no trabalho com a língua brasileira de sinais, o coordenador do Ensino de Libras do Boa Vizinhança, Gabriel Martins, afirma que a ideia é fazer com que as pessoas tomem conhecimento dessa linguagem, aprendam a usá-la e tornem ela algo natural no seu dia a dia. “Na própria Universidade temos cada vez mais estudantes surdos, que representam uma demanda cotidiana por uma comunicação mais abrangente. Trata-se de um grande passo dado pela instituição, que demonstra preocupação com a inclusão do aluno surdo e a visibilidade dessa língua”, defende.

Ainda de acordo com o tradutor intérprete, o curso também atende demanda da sociedade por pessoas que consigam se comunicar utilizando libras. “Na UFJF, somos aproximadamente 10 intérpretes, mas as redes municipal e estadual de ensino, por outro lado, tem uma demanda muito maior por pessoas capacitadas nessa língua. Levando-a para a comunidade, incentivamos as pessoas a se capacitarem profissionalmente, suprirem essa necessidade e, consequentemente, ajudamos a difundir ainda mais um método de comunicação que já é regulamentado pela legislação brasileira”, explica ele, fazendo referência à Lei 12.319 de 1° de Setembro de 2010.

As aulas são ministradas no prédio anexo do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h.

Outras informações: (32) 2102–3917 ou boavizinhanca.extensao@ufjf.edu.br – Secretaria do Programa Boa Vizinhança