Eduardo Barrére e Rosana Colombara são os novos diretor e vice do ICE (Foto: Twin Alvarenga) respectivamente

Tomou posse na noite da última terça-feira, 27, a nova diretoria do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A solenidade nomeou o professor Eduardo Barrére e a professora Rosana Colombara como diretor e vice, respectivamente. Barrére fez parte da gestão passada como vice-diretor. Agora, no novo cargo, substitui o professor Wilhelm Passarela Freire. O evento aconteceu no anfiteatro do antigo ICE e teve a presença do reitor Marcus David, da vice-reitora Girlene Silva, de pró-reitores da universidade e de professores do instituto.

De acordo com Barrére, um dos objetivos da nova diretoria é dar continuidade na renovação de pesquisas e de laboratórios do ICE. O novo diretor lembrou que neste ano de 2018 o instituto completa 50 anos e, com isso, colocou a modernização também como um dos objetivos. “Temos o desafio de reformular e atualizar alguns espaços que já são utilizados há anos”, declarou.

Além disso, o professor mencionou algumas ações que não foram possíveis de serem resolvidas anteriormente pela falta de recurso. “O cenário nacional dificultou alguns gastos. Assim, no fórum de diretores, tivemos que saber priorizá-los de acordo com as necessidades das unidades acadêmicas. O planejamento conjunto é importante para o crescimento da universidade.”

O planejamento conjunto é importante para o crescimento da universidade – Eduardo Barrére

Em relação ao planejamento da nova diretoria, Barrére diz que é necessário ter consciência dos gastos e despesas das unidades acadêmicas em geral para que, desse modo, seja possível distribuir e executar os planos. O professor destaca também a importância de se trabalhar o planejamento interno. “É importante, por exemplo, que se tenha um equilíbrio dos procedimentos de compras de materiais e produtos que são necessários para os cursos da instituição.”

O reitor Marcus David iniciou o discurso falando sobre o desenvolvimento da universidade nesses quase dois anos da gestão “Reconstruir a UFJF” e destacou o papel essencial que o ICE tem junto às metas da instituição. “Além de ser fundamental para o desenvolvimento das graduações e das pós-graduações, o Instituto de Ciências Exatas tem muito a contribuir com os desafios na área de inovação e de extensão da universidade”. David destacou o trabalho realizado pelo ex-diretor Wilhelm Passarella, e desejou sucesso a nova gestão do ICE.

Desafios da antiga gestão

O ex-diretor Wilhelm Passarela comentou sobre o desafio de administrar um instituto da grandeza do ICE e ressaltou que a questão orçamentária, sobretudo nos primeiros anos, dificultou o planejamento em sua gestão. “Foi preciso mudar um pouco o foco. Procuramos enfrentar e resolver os problemas do ICE olhando para a realidade que tínhamos.” Segundo Passarela, apesar das dificuldades, o instituto caminhou bem e pôde consolidar ainda mais os cursos na área acadêmica.

Novos diretores

Eduardo Barrére tem formação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ) e atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora. Já Rosana Colombara possui graduação em Bacharel em Química pelo Departamento de Química Fundamental, Mestrado e Doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Bradford.

Outras informações: (32) 2102-3302 –  Instituto de Ciências Exatas